Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bandeira americana hasteada em Cuba. Kerry pede respeito pelos direitos humanos

14 ago, 2015 - 15:28

É a primeira visita de um chefe da diplomacia norte-americana à ilha dos irmãos Castro em 70 anos.

A+ / A-

O secretário de Estado norte-americano apela ao respeito pelos direitos humanos em Cuba. John Kerry falava esta sexta-feira na cerimónia de reabertura da embaixada em Havana.

"Não há nada a temer" no novo ciclo de relacionamento entre os Estados Unidos e Cuba, declarou John Kerry, na primeira visita de um chefe da diplomacia norte-americana à ilha dos irmãos Castro em 70 anos.

A bandeira norte-americana foi hasteada esta sexta-feira na embaixada em Havana. Na cerimónia participaram os três marines, actualmente na reforma, que arriaram a bandeira em 1961.  

No discurso que antecedeu o momento histórico, o secretário de Estado agradeceu o empenho do Papa Francisco e do Vaticano nas negociações que permitiram a aproximação entre EUA e Cuba.

John Kerry garantiu que os Estados Unidos vão continuar a ser o “campeão dos princípios e das reformas democráticas” e que cabe aos cubanos decidir o futuro de Cuba.

“Acreditamos que o povo de Cuba ficaria mais bem servido com uma democracia genuína, onde pudesse ser livre para escolher os seus líderes, expressar as suas ideias e praticar a sua fé”, disse o enviado de Barack Obama.

John Kerry reforçou as virtudes de um regime democrático, em que "o compromisso com a justiça económica e social se realiza mais plenamente, onde as instituições são responsáveis perante aqueles que servem e onde a sociedade civil é independente e pode florescer", frisou o chefe da diplomacia norte-americana.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+