Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Avanço do Estado Islâmico mostra “falhanço” do Ocidente

02 jun, 2015 - 17:24

Primeiro-ministro iraquiano diz que lhe faltam armas e informações. "Há muitas palavras, mas pouca acção no terreno".

A+ / A-

O primeiro-ministro iraquiano apontou o "falhanço" da comunidade internacional na luta contra o autodenominado Estado Islâmico, denunciando a falta de apoio ao país, confrontado há um ano com o avanço dos jihadistas.



"Acho que é um falhanço da comunidade internacional. Quanto ao apoio para o Iraque, há muitas palavras, mas pouca acção no terreno", afirmou Haider al-Abadi numa conferência de imprensa em Paris, cidade que deverá acolher uma reunião da coligação internacional anti-jihadista.



O governante também se queixou das sanções contra a Rússia e o Irão que dificultam a compra de armas pelo Iraque, que “não tem recebido quase nenhumas”. Meios necessários para combater os terroristas no terreno também faltam. “O apoio aéreo não é suficiente, assim com a vigilância dos serviços secretos, pois os militantes movem-se muito em pequenos grupos”.



Os jihadistas voltaram a fazer novas conquistas no Iraque apesar dos esforços dos ataques aéreos da coligação.



Fontes oficiais avançaram à BBC que a reunião em França, onde estão representados 20 países, vai centrar-se numa estratégia da reconquistar as cidades aos terroristas e tentar neutralizar a forma como o grupo se financia, bem como impedir a chegada de mais combatentes para engrossarem as fileiras do Estado Islâmico.



No mês passado, os jihadistas tomaram Ramadi, a maior província iraquiana, assim como a estratégica cidade síria de Tadmur, com o seu centro histórico de Palmyra, onde existem ruínas classificadas de Património Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), que incluem templos e ruas ladeadas de colunas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Francisco Rodrigues
    27 jan, 2016 Lisboa 13:19
    FALHA DO OBAMA. CULPA DO OBAMA OBAMA: GUILTY ARMADO EM PACIFISTA, RETIROU OS 200 MIL SOLDADOS USA DO IRAQUE SEM ESTABELECER AS "NON FLY ZONE " PARA DEFESA DE KURDOS E XIITAS. ... ABRIU UM ESPAÇO GIGANTESCO PARA OS CARNICEIROS DO EI. E MESMO DEPOIS DA CONQUISTA DE MOSSUL, DA MAIOR BARRAGEM DO IRAQUE, DE POÇOS DE PETRÓLEO ETC ETC......DO GENOCÍDIO DOS YAZIDIS E CALDEUS ETC CONTINOU SEM FAZER NADA...... DEIXOU O EI FAZER AS ATROCIDADES À VONTADE

Destaques V+