Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Jogos Olímpicos

Comité Olímpico Internacional suspende comité brasileiro

06 out, 2017 - 17:53

Em causa está a investigação ao presidente do Comité Olímpico do Brasil, Carlos Nuzman, por alegada corrupção, no âmbito da operação "Unfair Play", ramificação da "Lava Jato", por suspeitas de corrupção e branqueamento de capitais.

A+ / A-

O Comité Olímpico Internacional (COI) suspendeu provisoriamente, esta sexta-feira, o Comité Olímpico do Brasil (COB), na sequência da investigação ao seu presidente, Carlos Nuzman.

A decisão do COI está assente nas investigações por alegada corrupção, na candidatura brasileira aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a Nuzman, que foi detido, na quinta-feira, no âmbito da operação "Unfair Play", ramificação da "Lava Jato", por suspeitas de corrupção, compra de votos e branqueamento de capitais.

Em comunicado, o COI anunciou que o COB não está autorizado a exercer os seus direitos como membro das associações dos Comités Nacionais Olímpicos, nem receberá qualquer verba, ressalvando, contudo, que esta medida "não terá qualquer impacto na participação de atletas brasileiros em competições internacionais".

Além disso, o COI esclarece que "aceitará a inscrição da delegação brasileira nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018, Pyeongchang, e em todas as outras competições para as quais o COB seria convidado".

Nuzman foi, ainda, afastado das funções que desempenhava na comissão de coordenação dos Jogos Olímpicos de Tóquio, que se realizarão em 2020.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+