Tempo
|
A+ / A-

Legislativas 2019

​Costa quer fixar professores nas escolas. Rio admite reformas antecipadas

17 set, 2019 - 00:19 • Redação

António Costa e Rui Rio estiveram frente a frente nas televisões a tentar convencer os eleitores para as eleições legislativas de 6 de outubro.

A+ / A-

António Costa recusa discutir de novo com os professores a contagem integral do tempo de serviço das carreiras, mas admite negociar outras matérias como a estabilidade da colocação dos docentes nas escolas.

No debate desta segunda-feira nas televisões com Rui Rio, o secretário-geral do PS promete negociações para fixar os professores nas escolas.

“Sobre esse tema não, mas há muitos temas que estamos disponíveis para discutir com os professores. Uma questão crucial é termos carreiras que se estabilizem no local de prestação de trabalho. Os professores têm a única carreira na Administração Pública onde se leva muitos anos até se ser efetivo numa escola. Isso é mau para os próprios, é péssimo para a escola e muito mau para a coesão territorial.”

“Estamos disponíveis para negociar com os sindicatos um modelo em que, em vez de haver concursos obrigatórios de quatro em quatro anos, existam apenas concursos facultativos para quem queira mudar de escola”, defendeu.

António Costa mostra-se disponível para negociar com os sindicatos a possibilidade de, a partir de um limiar de idade, educadores de infância e do primeiro ciclo possam manter-se ativos, mas sem dar aulas diariamente.

Quanto ao líder do PSD, Rui Rio, garantiu aos professores que vai negociar, sabendo que a margem para aumentar salários é “muito escassa”, o que pode ser compensado com reformas antecipadas ou redução de horário.

O presidente social-democrata promete tratar todas as classes por igual e acusa António Costa de ser “forte com os mais fraquitos”, quando recusou aumentar os professores e subiu a remunerações dos magistrados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Ferreira
    17 set, 2019 18:32
    Se as empresas de sondagens não estivessem "compradas ", hoje teríamos sondagens sobre quem venceu o debate, mas como Rui Rio venceu claramente o debate, já não interessa publicar sondagens... Como muito bem disse Miguel Sousa Tavares, Rio venceu claramente!

Destaques V+