Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

FIFA vai limitar comissões a agentes e número de empréstimos

25 set, 2019 - 15:52 • Redação

Agentes poderão cobrar um máximo de 10% pela mediação de transferências. Clubes poderão emprestar um número limite de oito jogadores em 2020/21 e seis na temporada seguinte.

A+ / A-

A FIFA vai passar a regular a ação dos empresários de jogadores de futebol, sendo que uma das principais medidas é a limitação do valor das comissões nas transferências.

O Comité de Acionistas de Futebol da FIFA acordou, esta quarta-feira, que os agentes só poderão cobrar comissões a uma das três partes envolvidas no negócio (clube vendedor, jogador ou clube comprador), sendo que será o próprio organismo que tutela o futebol mundial a encarregar-se da transação.

As comissões de agentes passarão a ter teto: 10% da transferência se cobrarem ao clube vendedor e 3% se cobrarem ao clube comprador ou ao jogador. Esta medida entrará em vigor já no próximo verão.

A FIFA passará, também a regular todas as contratações, através do sistema "Clearing House", que assegurará que todas as partes cumprem nos pagamentos, incluindo clubes, agentes e equipas de formação. Aliás, todos os pagamentos passarão por este sistema.

Além disso, a FIFA vai limitar o número de empréstimos dos grandes clubes. A partir da época 2020/21, o máximo será de oito jogadores. No ano seguinte, será de seis. O objetivo é que as equipas deixem de ter mais de 40 jogadores nos seus quadros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+