Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marcelo vai dar oratório ao Papa Francisco

11 mai, 2017 - 17:26 • Eunice Lourenço

Presidente chega esta quinta-feira à noite a Fátima. Delegação portuguesa de recepção ao Papa inclui Ferro Rodrigues, António Costa, Santos Silva e Azeredo Lopes.

A+ / A-

O Presidente da República vai oferecer ao Papa Francisco um oratório feito na fundação ricardo Espírito Santo, cópia de uma antiguidade. O presente será entregue na Base de Monte Real onde Marcelo, acompanhado pelas principais figuras do Estado, vai receber o Papa na sua viagem apostólica de cerca de 24 horas a Portugal.

Como a Renascença já avançou, o Papa oferece ao Presidente português um mosaico alusivo ao centenário das Aparições de Fátima.

O chefe de Estado português vai já esta quinta-feira à noite para Fátima, depois de um jantar de Estado em Queluz com o Presidente do Paraguai, e amanhã tem programa toda a manhã, antes de se deslocar à Base Aérea de Monte Real para receber Francisco. Marcelo vai encontrar-se com bispos, com reitor do santuário, vai receber os militares ciclistas que peregrinaram de Roma a Fátima, vai visitar os Servitas e o “lava-pés” dos peregrinos e vai à missa.

O almoço será já na base aérea e com a companha do presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, do primeiro-ministro, António costa, do ministro da Defesa, do chefe de Estado Maior General das forças Armadas (CEMGFA) e do Chefe de Estado Maior da Força Aérea (CEMFA). Todos eles e respectivas mulheres (excepção ao Presidente e ao ministro da Defesa) vão fazer parte da delegação oficial portuguesa que recebe o Papa, que tem chegada prevista para as 16 horas. E ainda se juntará o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e o ministro adjunto Eduardo Cabrita.

A delegação da Santa Sé inclui o cardeal Pietro Parolin secretário de Estado do Vaticano, os cardeais portugueses que vivem em Roma, José Saraiva Martins e António Monteiro de Castro, assim como o cardeal Patriarca de Lisboa e o bispo de Leiria-Fátima.

Marcelo Rebelo de Sousa terá um encontro privado com Francisco ainda na Base de Monte Real e vai acompanhar a par e passo as cerimónias em Fátima e, no dia 13, irá mesmo ao altar com os outros chefes de Estado presentes (Paraguai, São Tomé e Cabo Verde). O primeiro-ministro também vai ficar em Fátima, onde, na sexta-feira janta com o Presidente e no sábado de manhã tem um encontro com o Papa Francisco. Já Ferro Rodrigues, segunda figura do Estado, só estará presente na recepção ao Papa.

Recorde-se que a primeira visita oficial de Marcelo Rebelo de Sousa como Presidente da República foi ao Vaticano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Indignada
    14 mai, 2017 Fig. Foz 11:45
    Há gente muito ingénua..., não admira que num país dito católico, o pendor ideológico é materialista, hedonista, de esquerda, caso dos actuais governantes e presidente desta república de bananas. A sr.ª Maria Amélia ainda não se apercebeu que o comportamento do Marcelo Sousa é o de "moeda de duas caras"? O ter ido ao Vaticano, foi um acto puramente propagandista, assim como depois foi ir à mesquita de Lisboa e depois condecorar desertores e falsos heróis (caso do A.Sousa Mendes)! Em suma, de católico, de seguidor de Jesus Cristo, NÃO vejo nada..., só aparências! O lamentável, e eles sabem-no, é a falta de raciocínio dos portuueses, pensam com o coração e não com acabeça..., logo são facilmente enganados por vendedores de banha-da-cobra, de mentiras. O resultado, está bem à vista: falidos, economica e financeiramente amordaçados ao capitalismo selvagem vindo de Bruxelas, bem como a viver de esmolas. Pode um Católico defender um regime que promove a corrupção, o aborto, a eutanázia, a cunha dos incompetentes, a violência doméstica e o bulingue, a estagnação económica, a mentira e hipocrisia? No meu entender, NÃO..., mas quantos católicos apoiam estalinistas, abortistas e corruptos?
  • Maria Amélia
    11 mai, 2017 Valongo 21:05
    Espero que Marcelo não se cole a costa.Este é um homem que não. é crente e por isso a sua ida a Fatima e tirar foto com o PAPA FRANCISCO só pode ser propaganda eleitoral.Compete ao PR de Pottugal de maioria cristã travar estas aproximações aos cristãos de gente que não sente nada, nem acredita em DEUS. Logo não pode dizer que representa seja o que for.Primeiro não foi eleito e muito menos o povo cristão que é a maioria neste País de valores e devotos de NOSSA SENHORA DE FÁTIMA. Haja decoro.!

Destaques V+