Tempo
|
A+ / A-

​Há um terço de 540 quilos nos céus de Fátima. A culpa é de Joana Vasconcelos

02 mai, 2017 - 14:49 • Paula Costa Dias

“Suspensão” reflecte sobre a “relação entre o céu, a terra e a luz” e quer transmitir “paz” e “tolerância”.

A+ / A-
Como se instala um terço gigante na paisagem de Fátima?
Como se instala um terço gigante na paisagem de Fátima?

Está suspenso a 26 metros de altura, pesa 540 quilogramas e é feito em resina de polietileno, luzes LED, filtros de cor, aço e fontes de alimentação. Um terço gigante da autoria da artista plástica Joana Vasconcelos vai iluminar-se, pela primeira vez, no próximo dia 12, quando o Papa Francisco chegar ao recinto de oração. A obra foi apresentada esta terça-feira, em Fátima.

A obra, encomendada pelo Santuário de Fátima, chama-se “Suspensão”, é feito de contas brancas, e evoca a essência da mensagem de Fátima: o terço que a Virgem Maria pediu aos pastorinhos que rezassem para alcançar a paz no mundo.

Segundo o reitor do Santuário de Fátima, a partir da noite do próximo 13 de Maio, o terço iluminar-se-á em cada dia, às 21h30, isto é, à hora em que os peregrinos se vão reunir na capelinha para a oração do terço.

“Passa a ser um sinal que nos acompanhará e que acompanhará a ritualidade deste lugar a partir do dia 12 de Maio e até ao fim deste conjunto de grandes peregrinações em Outubro”, disse.

A cruz que remata a escultura tem a proporção traçada segundo o desenho do Homem de Vitrúvio, de Leonardo da Vinci – Jesus Cristo é o homem novo que está no centro do universo.

Para Joana Vasconcelos, que está ligada a Fátima como peregrina desde 2002, a obra procura reflectir “a relação entre o céu, a terra e a luz” e fazer passar “uma mensagem de paz, de tolerância e de amor para o mundo”.

“Esta mensagem de paz é muito importante neste momento e é muito importante que haja símbolos que ajudem a que essa mensagem seja passada”, disse.

Contactado pela Renascença, o Santuário de Fátima não divulga o valor da obra, remetendo para "momento oportuno" a divulgação das despesas relativas ao centenário das aparições.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vasco Veloso
    03 mai, 2017 Leiria 14:41
    Uau...que disparate!!! Deveras inovador, associar um terço a Fátima. Acho que nunca ninguém se tinha lembrado disto. Outra ideia inovadora seria fazê-lo mais pequeno para as pessoas poderem levar na mão e ao peito e rez....à espera, já existe! Realmente dão tempo de antena a esta senhora cuja arte se cinge em pegar no que já existe e fazer igual em tamanho XXXXXL com iluminação....
  • Mãe da Bondade
    03 mai, 2017 S. Marcos da Serra Algarve 13:10
    Mensagem de Nossa Senhora Mãe da Bondade em novembro de 2007 -- "Meus queridos filhos, sede bem vindos a este Lugar. Acorrei aqui com mais devoção, e recebereis graças para a vossa salvação. Meus filhos, o Meu coração está muito triste pelos pecados que se estão cometendo na minha pobre Cova da Iria e pelo que os homens irão lá fazer daqui por diante. Ai, bispos e sacerdotes queridos do Meu coração, pensem bem no que vão fazer na Minha Cova da Iria… Vós sacerdotes, queridos do Meu coração, dedicai-vos mais ao ministério do Meu Filho Jesus. Recordai-vos de que o reino de Deus tem necessidade da vossa dedicação generosa e total. Deveis esforçar-vos por traçar caminhos para a salvação dos homens por meio de Cristo e da Mensagem Evangélica. Rezai ao Espírito Santo, para que vos ilumine, porque com a Sua ajuda conseguireis grandes coisas. Sede com a vossa vida os construtores de um mundo mais belo, anunciai Cristo àqueles que ainda não O conhecem ou O conhecem de maneira imperfeita. É preciso que vós, sacerdotes e bispos vivais como verdadeiros irmãos, para melhor assumirdes a vossa Missão e vos congregardes à volta de Cristo. Como discípulos de Cristo sois portadores da mensagem de Salvação. A vossa vida, o vosso coração, os vossos serviços e orações tem por finalidade fazer brilhar no mundo a Luz do Salvador. O Meu filho vos escolheu e vos ama. Ele conservar-vos-á fiéis até ao fim. A Sua graça há-de sustentar-vos no vosso serviço generoso à vossa igreja." Sem comentários.
  • Manuel Resendes
    03 mai, 2017 Ponta Delgada 10:43
    Mais uma megalomania à boa maneira portuguesa.

Destaques V+