Tempo
|
A+ / A-

Europeias 2019

André Ventura vai colocar o lugar à disposição no Basta

14 mai, 2019 - 15:10 • Filipe d'Avillez

O candidato do Basta sabe que a sua decisão de não participar num debate da RTP gerou controvérsia até dentro da coligação, mas acredita ter tomado a decisão certa e critica o canal por falta de flexibilidade.

A+ / A-

O cabeça-de-lista da coligação Basta às eleições europeias vai colocar o lugar à disposição, depois de ter faltado a um debate televisivo com outros candidatos para participar num programa de comentários desportivos na CMTV.

André Ventura acusa a RTP de inflexibilidade e justifica o facto de não ter marcado presença no debate com os cabeças-de-lista às eleições europeias com o facto de já ter compromissos com a CMTV e ser “um homem de palavra”.

A RTP deixou a cadeira destinada a André Ventura vazia durante o debate que passou na noite de segunda-feira e a sua ausência está a ser criticada tanto por outros políticos como nas redes sociais.

“Sei que houve uma grande animosidade a nível nacional, sei que mesmo em relação a apoiantes nossos e pessoas afetas ao nosso projeto gerou alguma apreensão. Eu estou convencido que tomei a decisão correta, que foi a decisão de manter a minha palavra.”

“Hoje reunirei com os restantes membros da coligação e colocarei o meu lugar à disposição. Se entenderem que deve ser o número dois a substituir-me depois desta decisão, força”, diz.

Quanto à ausência no debate, o candidato culpa a estação televisiva. “Tenho compromissos assumidos e não sou rico, vivo do meu trabalho. RTP não mostrou qualquer flexibilidade relativamente a um horário em que é público e notório que um dos candidatos estaria noutra estação de televisão”, diz André Ventura.

O cabeça-de-lista do Basta diz que a coligação tentou resolver a incompatibilidade de horários, sugerindo a presença de outro membro da coligação. “Porque não aceitaram a substituição por outro membro da lista?”

“É a RTP que decide quem da coligação vai aos debates. Parece que não queriam que ninguém da coligação BASTA estivesse presente”, acusa André Ventura.

Comentários à margem da lei?

Independentemente da participação, ou não, de André Ventura no debate da RTP, importa saber se o candidato está ou não a violar as regras que governam as campanhas eleitorais ao manter-se como comentador na CMTV durante este período.

As regras definidas pela Comissão Nacional de Eleições estipulam que “durante o período de campanha eleitoral, os órgãos de comunicação social devem observar equilíbrio, representatividade e equidade no tratamento das notícias, reportagens de factos ou acontecimentos de valor informativo relativos às diversas candidaturas, tendo em conta a sua relevância editorial e de acordo com as possibilidades efetivas de cobertura de cada órgão”.

Embora André Ventura participe num programa de análise desportiva, o texto da legislação não está limitado a questões políticas.

Contactada pela Renascença, a CNE diz que não recebeu até ao momento qualquer queixa em relação ao candidato André Ventura, mas que nestes casos quem fiscaliza e decide é a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC). O papel da CNE, explica o seu porta-voz João Tiago Machado, é de emitir um parecer no espaço de 48 horas e encaminhá-lo para a ERC.

A Renascença já pediu uma opinião à ERC e aguarda resposta.

Já André Ventura diz conhecer a lei, mas está convencido que esta só se aplica a comentários de natureza política. “Ser comentador, quer na área desportiva quer na área jurídico-criminal, que é também o que faço na CMTV e no “Correio da Manhã”, não é um hobby para mim. É uma profissão. Isto é o meu trabalho. Se eu não puder, durante o tempo em que sou candidato, exercer normalmente o meu trabalho, então o que faço? É uma limitação intolerável.”

“Na minha interpretação a lei refere-se ao comentário de natureza política e intervenção de natureza política, que pode interferir diretamente com as escolhas dos cidadãos. Eu estar a falar do Benfica, ou de um caso criminal, tanto quanto consigo perceber, não interfere em nada com as escolhas dos cidadãos em matéria eleitoral, portanto não me afeta diretamente”, conclui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Feliciano Fernandes
    15 mai, 2019 Trofa 14:06
    Decisão acertada.Gosto mais de o vêr como comentador desportivo. Boa André.
  • 15 mai, 2019 09:42
    Vamos todos chorar !
  • 14 mai, 2019 20:44
    " um homem de palavra ". Disse ele " estar a falar do benfica, não interfere nas escolhas do cidadão ". Não disse ( estar a falar do meu clube ). Basta. Já chega. Se precisa de ganhar o " GUITO " faça como o outro que se dedicou a engraxar sapatilhas.
  • Hugo
    14 mai, 2019 Faro 19:29
    Adeuzinho, vai pela sombra.
  • 14 mai, 2019 18:53
    Isto só demonstra o tipo de políticos que temos. Está aqui a prova que só pensam neles. Atenção portugueses, abram os olhos.

Destaques V+