Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Certificados de Aforro. Governo diz que houve "zero cedência" à vontade da banca

03 jun, 2023 - 17:55 • João Malheiro

João Nuno Mendes reitera que "não há nenhuma proteção nesse sentido. Não houve nenhuma pressão".

A+ / A-

O secretário de Estado das Finanças diz que houve "zero cedência" à banca e que o fim da série E dos Certificados de Aforro fez parte de "uma correta gestão da dívida pública".

"É um quadro de gestão planeada da dívida pública. É uma adaptação da remuneração", defende o responsável.

Já sobre a banca, João Nuno Mendes reitera que "não há nenhuma proteção nesse sentido. Não houve nenhuma pressão".

O governante realça ainda que a série F, que arranca já esta segunda-feira é um produto tecnicamente competente.

"Se compararmos a outras ofertas do mercado, será unânime é um produto bom, atrativo e competitivo", defende.

Apelo de Marcelo é "relevante"

O secretário de Estado das Finanças considerou importante haver um incentivo à subida das taxas de juro dos depósitos e, nesse contexto, "relevante" o apelo do Presidente da República nesse sentido.

"É importante haver um incentivo a que, de facto, exista uma subida das taxas de juro dos depósitos dos bancos portugueses", afirmou o governante em declarações no Ministério das Finanças.

A referência é a taxa de juro dos depósitos dos bancos na zona euro, que anda "na casa dos 2,11%" e este "deveria ser um referencial a incentivar, de facto, a banca portuguesa a convergir para esses valores, isso seria natural", defendeu.

O apelo do Presidente da República é, por isso, "um apelo relevante, dada a influência" que "tem na sociedade portuguesa", considerou João Nuno Mendes, recordando que o Governo e o ministro das Finanças também já se pronunciaram nesse sentido.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    03 jun, 2023 Lisboa 21:05
    Governo mentiroso formado por uma quadrilha de mentirosos que insultam a nossa inteligência e mentem à descarada com quantos dentes têm

Destaques V+