Tempo
|
A+ / A-

Emissão de certificados de aforro suspensa. Novas condições a partir de 2.ª feira

02 jun, 2023 - 20:45 • João Malheiro , com Ricardo Vieira

Certificados de Aforro têm sido usados pelos portugueses para investir as suas poupanças. Os juros passam de 3,5% para um máximo de 2,5%.

A+ / A-

A emissão de certificados de aforro série E foi esta sexta-feira suspensa. A partir de segunda-feira, será possível subscrever a série F, com novas condições menos vantajosas. Os juros passam de 3,5% para um máximo de 2,5%.

O Ministério das Finanças explica, em comunicado, que a nova Série F “permitirá a aplicação da poupança por um prazo mais longo, 15 anos”.

Prevê também “uma remuneração crescente ao longo do tempo, através de um prémio de permanência”.

A taxa base aplicável à Série F é “determinada mensalmente, no antepenúltimo dia útil do mês, para vigorar durante o mês seguinte”, adianta o Ministério das Finanças.

A remuneração dos "novos" certificados de aforro fica ligada à evolução da taxa Euribor.

A taxa base aplicável à Série F "corresponde à média dos valores da Euribor a três meses observados nos 10 dias úteis anteriores, sendo o resultado arredondado à terceira casa decimal. E não poderá ser superior a 2,50% nem inferior a 0%." Atualmente, a taxa estava nos 3,5%.

Ainda de acordo com o gabinete do ministro Fernando Medina, "a taxa base da nova série F no seu lançamento será de 2,5%. A estrutura de prémios de permanência crescentes começa em 0,25% entre o 2º e o 5º anos e permite atingir 1,75% adicionais à taxa base nos últimos 2 anos do prazo máximo de subscrição."

As Finanças referem, em comunicado, que "a Taxa Interna de Rentabilidade (TIR) da nova série F, considerando os prémios de permanência, é muito semelhante à rentabilidade obtida atualmente com Obrigações do Tesouro para o mesmo prazo de 15 anos".

Quem tem certificados da série E e pretender adquirir títulos da série F, há um limite global de 250 mil unidades.

A criação da nova série F "realinha a remuneração dos certificados de aforro com a remuneração das restantes fontes de financiamento da República Portuguesa", sublinha a tutela.

Em declarações à Renascença, o economista João Duque considera que a suspensão da subscrição dos Certificados de Aforro Série E é uma medida "que peca por tardia".

O especialista explica que a medida "protege o sistema bancário e assegura que a sua gestão está mais de acordo com as suas necessidades".

Desde a subida das taxas de juro, os Certificados de Aforro têm sido usados pelos portugueses para investir as suas poupanças, tendo o juro atingido o teto máximo de 3,5% em fevereiro.

Segundo dados do Banco de Portugal (BdP), no primeiro trimestre deste ano as famílias aplicaram mais de 9.000 milhões de euros em Certificados de Aforro, contra apenas 150 milhões de euros no período homólogo.

Os dados do banco central apontam ainda que, em março, o 'stock' de Certificados de Aforro aumentou 3.549 milhões de euros, ou 14,1%, relativamente a fevereiro, somando 28.600 milhões de euros.

A subida das Euribor, nomeadamente do indexante a três meses - que é usado na fórmula de cálculo da taxa de juro dos Certificados de Aforro -- tem aumentado a procura por este produto de investimento.

A subscrição dos certificados de aforro da «série F» pode ser realizada através do AforroNet (aforronet.igcp.pt), nas lojas dos CTT – Correios de Portugal, S.A., na rede de Espaços Cidadão da AMA – Agência para a Modernização Administrativa, I.P., ou nas redes físicas ou digitais de qualquer instituição financeira ou de pagamentos inscrita no Banco de Portugal e indicadas para o efeito pelo IGCP.

[notícia atualizada às 22h05]

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cedencia infame
    02 jun, 2023 Tipico do maldito PS 20:34
    Uma cedência - mais uma - do governo ao lobby bancário, que depois de perder depósitos de milhares de milhões de euros, por darem uma retribuição em juros que é um insulto, pressionaram para fechar a subscrição de certificados de aforro a pensar que íamos voltar a por lá dinheiro por não haver alternativas. Parece que não pensaram em seguros de reforma, fundos de investimento, etc.

Destaques V+