Tempo
|
A+ / A-

Banco de Portugal

​Nova moeda de 5 euros entra em circulação em junho

25 mai, 2023 - 23:24 • Ricardo Vieira

A moeda de coleção “Miragaia longicollum”, integrada na série “Dinossauros de Portugal”, terá poder liberatório para pagamentos em Portugal.

A+ / A-

Uma nova moeda de 5 euros vai entrar em circulação a 1 de junho, indica o Banco de Portugal.

A moeda de coleção “Miragaia longicollum”, integrada na série “Dinossauros de Portugal”, terá poder liberatório para pagamentos em Portugal.

A moeda em liga de cuproníquel terá um valor facial de 5 euros.

A distribuição ao público será efetuada por intermédio das instituições de crédito, das tesourarias do Banco de Portugal e das lojas da Imprensa Nacional - Casa da Moeda.

No anverso, a moeda apresenta a imagem do fóssil do dinossauro “Miragaia longicollum” em espiral; ao centro, o valor facial e o escudo nacional; e, na orla esquerda, as legendas “Portugal” e “2023”.

No reverso, o dinossauro aparece em posição frontal com a cabeça e cauda viradas para o seu lado direito; na zona inferior, em silhueta, a representação do solo e de um arvoredo; na orla esquerda, a indicação da autora e a legenda “Casa da Moeda”; e, na orla direita, o nome científico da espécie, “Miragaia longicollum”.

Serão emitidas 30 mil moedas com acabamento normal, indica o Banco de Portugal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+