Tempo
|
A+ / A-

Bruxelas aprova sem reservas fusão de Credit Suisse e UBS

25 mai, 2023 - 17:45 • Sandra Afonso

É a avaliação que faltava para salvar o gigante suíço. A fusão entre os dois grupos bancários deverá estar concluída nas próximas semanas.

A+ / A-

A Comissão Europeia dá luz verde à fusão da UBS com o Credit Suisse. É um ponto final de um abalo que fez estremecer as praças financeiras nas últimas semanas. Bruxelas concluiu que o negócio não levanta problemas de concorrência no Espaço Económico Europeu, onde se inclui a Suíça. É a avaliação que faltava para salvar o gigante suíço.

Segundo o comunicado agora enviado, a Comissão Europeia aprovou “incondicionalmente” a fusão entre os bancos suíços Credit Suisse e UBS.

“Com base na sua investigação de mercado, a Comissão considerou que a concentração não reduziria significativamente a concorrência nos mercados em que as suas atividades se sobrepõem”, refere a Comissão.

A nota acrescenta ainda que a nova instituição que resulta da concentração dos dois bancos “continuará a enfrentar uma pressão concorrencial significativa por parte de um vasto leque de concorrentes em todos os mercados europeus, incluindo de vários grandes bancos mundiais, bem como de fornecedores especializados e fortes operadores locais.”

Ainda assim, “o risco de danos sistémicos para terceiros e para o setor bancário compensava qualquer ameaça potencial para a concorrência resultante de um encerramento antecipado da operação”.

Esta fusão foi fechada a meio de março, por mais de 3 mil milhões, depois das ações do Credit Suisse terem caído cerca de 25%.

Questionado esta semana sobre eventuais impactos no sistema financeiro, resultantes da banca regional norte americana e do Credit Suisse, o presidente da Associação Portuguesa de Bancos, Vítor Bento, garantiu à Renascença que o setor em Portugal está tranquilo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+