Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Primeiro trimestre

Portugal regista segundo maior crescimento económico da OCDE

23 mai, 2023 - 13:13 • Redação com Lusa

Zona Euro também registou evolução positiva no primeiro trimestre do ano, indica a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento da Europa.

A+ / A-

O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da OCDE acelerou para 0,4% no primeiro trimestre deste ano, contra 0,2% nos últimos três meses de 2022, com Portugal a registar uma expansão de 1,6%, sendo o segundo país da organização cuja economia mais cresceu.

À frente de Portugal está apenas a Polónia, que registou um crescimento económico de 3,9% entre janeiro e março deste ano.

Em comunicado divulgado esta terça-feira, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) assinala que a progressão da atividade se mantém fraca desde o primeiro trimestre de 2022, altura em que começou a invasão russa da Ucrânia.

Entre os países do G7, os ganhos mais fortes do PIB entre janeiro e março registaram-se no Canadá, com 0,6% (contra 0,0% entre outubro e dezembro), em Itália, com 0,5 % (contra -0,1%) e no Japão, com 0,4% (contra 0,0%).

Nos Estados Unidos, a atividade aumentou 0,3%, mas foi inferior ao acréscimo de 0,6% do último trimestre de 2022.


Na Alemanha, que tinha sofrido um declínio de 0,5% entre outubro e dezembro, o PIB estagnou no primeiro trimestre de 2023.

A França, por outro lado, saiu da estagnação do último trimestre de 2022 com um aumento de 0,2% entre janeiro e março.

A Zona Euro também registou uma evolução ligeiramente positiva, passando da estagnação nos últimos três meses do ano passado para um aumento de 0,1% entre janeiro e março.

Entre os países da OCDE para os quais existem dados disponíveis, e à exceção da Polónia, Portugal foi o que registou o maior crescimento no primeiro trimestre (1,6%), seguido da Colômbia (1,4%), do México (1,3%) e da Finlândia (1,1%).

No outro extremo da escala, a economia da Irlanda registou uma contração de 2,7%.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+