Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Preços dos combustíveis voltam a subir

22 mai, 2023 - 07:00 • Olímpia Mairos

O litro do gasóleo simples deverá passar a custar 1,440 euros e o litro da gasolina simples 95, 1,652 euros.

A+ / A-

A semana arranca com uma nova subida no preço dos combustíveis. O litro do gasóleo simples e da gasolina simples vai passar a custar mais um cêntimo e meio.

Este será o segundo aumento consecutivo dos preços dos combustíveis.

Assim, quando for abastecer, deverá passar a pagar 1,440 euros por litro de gasóleo simples e 1,652 euros por litro de gasolina simples 95, tendo em conta os valores médios praticados nas bombas à segunda-feira, divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).

Os preços são definidos por cada operador, sendo estes apenas valores médios e de referência.

Os novos preços já têm em conta os descontos aplicados pelas gasolineiras e a revisão das medidas fiscais temporárias para ajudar a mitigar o aumento do preço dos combustíveis.

Até ao final deste mês, “a redução da carga fiscal passará a ser de 30 cêntimos por litro de gasóleo e de 31,6 cêntimos por litro de gasolina em maio”. Ou seja, uma redução de 2,8 cêntimos no caso do gasóleo e de 2,4 cêntimos na gasolina.

A Direção-Geral de Energia e Geologia disponibiliza uma ferramenta online de consulta dos preços dos combustíveis por tipologia, distrito e município, permitindo aos consumidores informarem-se de antemão acerca dos preços mais baratos.

Recentemente, o ministro das Finanças, Fernando Medina, disse no Parlamento que as ajudas do Estado representam atualmente um desconto de 27 cêntimos por litro de combustível.

Em declarações na Comissão de Orçamento e Finanças, Fernando Medina voltou a lembrar que a conjuntura externa é exigente e o Orçamento não consegue ajudar todos, mas medidas de apoio estão a fazer a diferença e deixa como exemplo os combustíveis.

“Cada português paga hoje menos 27 cêntimos por litro quando vai à bomba de gasolina do que pagaria sem qualquer medida pública”, declarou o ministro das Finanças.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+