Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Preço do gás desce para valor mais baixo dos últimos dois anos

19 mai, 2023 - 01:05 • Sandra Afonso

Os preços estão 10% abaixo do pico, alcançado na sequência da invasão da Ucrânia.

A+ / A-

O preço do gás desceu para o valor mais baixo dos últimos dois anos.

Os contratos para entrega em junho estão a ser negociados a menos de 30 euros por MWh, o que já não acontecia desde junho de 2021.

Segundo a agência Bloomberg, os preços estão 10% abaixo do pico, alcançado na sequência da invasão da Ucrânia e do corte de fornecimento por parte da Rússia.

Ainda assim, os preços já estão alinhados com a média registada nos últimos cinco anos.

Em resposta à ameaça de fornecimento de gás por parte da Rússia, a Europa procurou mercados alternativos e aplicou medidas de redução de consumo, o que contribuiu para o aumento de gás armazenado.

No entanto, estas ações ainda não são suficientes para descansar o mercado.

O preço não tem descido ao mesmo ritmo em todos os países e vários analistas insistem que são necessárias respostas mais estruturais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+