Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Governo sem abertura para alterar método de pagamento dos apoios de combate à inflação

18 mai, 2023 - 07:17 • Sandra Afonso

Em causa está a complexidade e a forma como são pagos os apoios, o que faz com que o dinheiro acabe muitas vezes por não chegar ao destino.

A+ / A-

Governo não demonstra abertura para alterar o processo de pagamento dos apoios para combater a inflação e o aumento dos custos de vida, diz a Provedoria de Justiça.

A mesma entidade pediu, ainda esta semana, que que fosse repensado o pagamento por débito direto, que obriga as famílias vulneráveis a terem conta bancária - o que não estará ao alcance de todas. É o que acontece, por exemplo, para aceder ao apoio mensal de 30 euros.

Questionado sobre a disponibilidade do executivo para mexer na medida, Nuno Félix, secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, lembra apenas que os serviços bancários já são acessíveis.

"Hoje em dia existe à disposição das famílias um universo de serviços bancários mínimos, regulados pelo Estado, que permitem que famílias de menores rendimentos, que não pretendam suportar os custos habituais associados aos serviços bancários, tenham um conjunto de serviços mínimos, entre os quais uma conta bancária e um IBAN, com um enquadramento mais benéfico", diz Nuno Félix.

A Provedoria de Justiça criticou também a redação das medidas de apoio, pouco clara e confusa e que obriga muitas vezes a esclarecimentos adiciona.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+