Tempo
|
A+ / A-

Taxa sobre lucros excessivos aquém do esperado pelo Governo

07 mai, 2023 - 12:20 • Redação

Imposto vai incidir quase exclusivamente sobre a Galp.

A+ / A-

A taxa sobre os lucros excessivos das empresas deve atingir apenas a Galp, avança o Jornal de Notícias deste domingo.

Fonte da Galp diz que tem previstos 53 milhões de euros para esse imposto a nível ibérico, que se destina a empresas do setor energético e distribuiçao alimentar. No entanto, a empresa deverá pagar mais em Espanha que em Portugal: por cá, não deverá ultrapassar os 25 milhões de euros.

O jornal fez as contas e avança que, na área alimentar são poucas as empresas que terão de pagar mais do que um valor residual. É, por exemplo, o caso da Jerónimo Martins (Pingo Doce), a quem caberá pagar 700 mil euros. No caso da Galp, o negócio da refinaria de Sines deverá causar o maior impacto nas contas.

Tudo somado, o valor angariado com este imposto deverá ficar aquém dos 50 milhões de euros previstos pelo Estado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+