Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Apoios Covid-19

Pandemia acabou, mas ainda há empresas à espera dos apoios

05 mai, 2023 - 18:10 • Sandra Afonso

Ministro da Economia garante que os processos pendentes estão a ser regularizados.

A+ / A-

O Governo confirmou esta sexta-feira que ainda há várias empresas à espera dos apoios no contexto da pandemia de Covid-19, no mesmo dia em que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o fim da situação pandémica.

Em causa, explicou o ministro da Economia, está um dos critérios da medida, que impunha que ninguém fosse despedido.

"A única condição que o Estado impôs foi que as empresas não despedissem as pessoas. O Banco de Fomento está a tratar disso, já pagou a múltiplas empresas, mas há alguns processos pendentes exatamente por essa razão."

Segundo António Costa Silva, que falava aos jornalistas em Guimarães, confirmando o que o Presidente da República já tinha avançado sobre estes apoios, "uma das questões era a perguntar qual era a folha salarial e o número de trabalhadores na altura em que o apoio foi concedido e qual é hoje e às vezes, quando há baixas e esse número diminui, tem de se clarificar".

Apesar disto, o ministro garante que os processos pendentes estão a ser regularizados e adianta que qualquer problema que ainda se verifique, "digam-me e nós vamos averiguar".

Por outro lado, destacou, "as empresas também têm de honrar o compromisso" que assumiram.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+