Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Inflação na UE sobe para 7% e ultrapassa a inflação em Portugal

02 mai, 2023 - 13:28 • Diogo Camilo

Depois de seis meses a cair, a taxa de inflação média na zona euro subiu. Entre os países com a inflação mais baixa na zona euro estão Luxemburgo, Bélgica, Chipre e Espanha, todos abaixo dos 4%.

A+ / A-

Pela primeira vez desde o início do ano, Portugal tem uma taxa de inflação menor que a inflação na União Europeia. Números desta terça-feira do Eurostat apontam que a média anual na zona euro subiu ligeiramente em abril para os 7,0%, após seis meses de recuos consecutivos.

De acordo com a estimativa rápida, a taxa de inflação anual avançou de 6,9% em março para os 7,0% em abril, mantendo-se, no entanto, aquém dos 7,4% do mesmo mês de 2022.

Portugal, com uma taxa de inflação média de 6,9%, está agora abaixo da UE.

Entre os países com a inflação mais baixa na zona euro estão Luxemburgo, Bélgica, Chipre e Espanha, todos abaixo dos 4%, enquanto Letónia, Eslováquia, Lituânia e Estónia apresentam inflações médias acima dos 13%.

Considerando os principais componentes da inflação da zona euro, o setor da alimentação, álcool e tabaco foi o que apresentou, em abril, a maior taxa de inflação (13,6%, face aos 15,5% de março), seguido dos bens industriais não energéticos (6,2%, face aos 6,6% de março), dos serviços (5,2%, que se comparam com os 5,1% de março) e o da energia (2,5%, face aos -0,9% do mês anterior).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+