Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

IVA zero

​Preço do cabaz de alimentos cai mais de 6%, diz Governo

20 abr, 2023 - 17:58 • Sandra Afonso

Na semana em que o IVA zero entrou em vigor, o Ministério da Economia anuncia que o preço médio do cabaz de 44 produtos sofreu uma redução de 6,26%.

A+ / A-

O preço do cabaz de alimentos cai mais de 6% e reflete a entrada em vigor do IVA zero, garante o Ministério da Economia, que refere dados da ASAE.

Em comunicado, o gabinete do ministro António Costa Silva anuncia esta quinta-feira uma redução do preço médio do cabaz de 44 produtos de 6,26%.

O número foi avançado pela Autoridade da Segurança Alimentar e Económica (ASAE), na reunião da Comissão de Acompanhamento prevista no Pacto para a Estabilização e Redução de Preços dos Bens Alimentares.

Este relatório da ASAE tem por base uma amostra de um bem por cada tipo/categoria. Em regra, o critério de escolha assenta em bens de marca própria, e uma recolha online e em loja física, num universo de 1.220 espaços comerciais.

Para além da ASAE, integram ainda a Comissão de Acompanhamento a Autoridade da Concorrência, a Autoridade Tributária e Aduaneira, a Direção Geral das Atividades Económicas, a Direção Geral do Consumidor, o Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral do Ministério da Agricultura, a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) e a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP).

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+