Tempo
|
A+ / A-

ASAE instaura mais sete processos-crime por especulação de preços

04 abr, 2023 - 22:32 • Lusa

Esta terça-feira os inspetores realizaram "uma operação de fiscalização, de norte a sul do país, dirigida a supermercados e hipermercados".

A+ / A-

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) instaurou esta terça-feira mais sete processos-crime por especulação de preços, depois de uma operação de fiscalização em supermercados e hipermercados, de acordo com um comunicado.

A ASAE levou a cabo, durante o dia de hoje, "uma operação de fiscalização, de norte a sul do país, dirigida a supermercados e hipermercados", indicou.

A iniciativa teve "como principal objetivo proceder à verificação do cumprimento das disposições legais que regulamentam a afixação de preços no comércio e a informação correta ao consumidor, numa operação de cariz reativo, face ao elevado número de denúncias recebidas sobre a matéria, relacionadas com eventuais situações de especulação", destacou.

A ASAE recordou que enquanto órgão de polícia criminal "está sujeita à obrigatoriedade de atuação enquadrada no âmbito do Código do Processo Penal, pelo que lhe compete dar seguimento às mesmas, nos termos definidos legalmente e no âmbito das competências próprias que detém", tendo por isso "averiguado denúncias relacionadas com matéria - preço de caixa diferente do preço de venda afixado e disponível ao consumidor".

"Como balanço da ação nacional, onde estiveram empenhadas 27 brigadas, foram fiscalizados 83 operadores económicos tendo sido instaurados sete processos-crime pela prática do crime de especulação de preços (delito antieconómico)", referiu a ASAE.

Paralelamente, foram instaurados "sete processos contraordenacionais, destacando-se como principais infrações o incumprimento das vendas com redução de preço, falta de controlo metrológico e ações enganosas, entre outras", disse a ASAE.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José J C Cruz Pinto
    05 abr, 2023 ILHAVO 05:32
    Então, há ou não há especulação de preços? Era e é só "má língua"? E o que irá valer o recente compromisso de "honra" de redução dos preços reflectindo a redução fo IVA? Alguém sabe?

Destaques V+