Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Imposto sobre tabaco rende 3,3 milhões de euros por dia

30 mar, 2023 - 12:54 • Olímpia Mairos

A produção nacional representa cerca de 15% das vendas de cigarros na União Europeia.

A+ / A-

As receitas fiscais com o tabaco renderam quase 3,3 milhões de euros por dia em impostos para o Estado ao longo de 2021.

Segundo o Jornal de Notícias, no último ano a operação e a comercialização dos produtos fabricados pelos três grupos empresariais do setor do tabaco “gerou receitas para o Estado de aproximadamente 1,2 mil milhões de euros”, realçando que “o volume de negócios médio do setor industrial de transformação de tabaco é 106 vezes superior ao registado pelas empresas dos vários setores da indústria transformadora portuguesa”.

Os dados, citados pelo jornal, fazem parte de estudo sobre o impacto social e económico da indústria do tabaco em Portugal, elaborado pelo ISCTE Executive Education, cujos resultados serão apresentados esta quinta-feira.

Segundo o estudo, o setor industrial de tabaco em Portugal representa 15% das vendas de cigarros na União Europeia, contribuindo ainda este setor com “260 milhões de euros para o Valor Acrescentado Bruto total do produto interno bruto português” e, “por cada euro investido pelos três grupos empresariais do setor foram gerados 1,40 euros na economia nacional”.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+