Tempo
|
A+ / A-

Conselho de Estado pede empenho de todos na execução do PRR

29 mar, 2023 - 16:43 • Manuela Pires , Teresa Paula Costa com Lusa

Conselheiros consideram que financiamento acontece num “contexto único e irrepetível”.

A+ / A-

O Conselho de Estado apela a todos os intervenientes para que se empenhem na execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), reconhecendo a importância dos fundos europeus para o desenvolvimento da economia do país.

Num comunicado da Presidência da República emitido depois da reunião do Conselho de Estado, que decorreu nesta quarta-feira, é considerado ser “imprescindível que todos os intervenientes - Estado, setor social, empresas, sociedade civil, cidadãos - se empenhem para que a mais completa execução dos montantes atribuídos se concretize, a pensar em todos os portugueses", já que estes fundos acontecem “num contexto único e irrepetível”.

A reunião, que durou três horas e meia, serviu para analisar os fundos europeus em Portugal, e contou com a participação da comissária europeia Elisa Ferreira, que tem a pasta da Coesão e Reformas, e a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, responsável pela coordenação do PRR.

Aos jornalistas, depois da reunião no Palácio da Cidadela de Cascais, Marcelo Rebelo de Sousa não quis comentar o conteúdo da reunião, dizendo apenas que “correu muito bem” e lembrou que, nesta sexta-feira vai, com o Primeiro-Ministro, António Costa, conhecer, no terreno, algumas das obras em curso no âmbito do PRR para verificar a sua execução.

"Em boa hora convidámos a senhora comissária, que nos falou da Europa e dos fundos a nível europeu”, acrescentou o chefe de Estado.

Refira-se que o Presidente da República tem lançado repetidos alertas e avisos sobre a execução do Plano de Recuperação e Resiliência.

Em novembro, Marcelo Rebelo de Sousa denunciava as dificuldades em fazer chegar ao terreno a “bazuca” e deixava a mensagem de que o Governo não pode desaproveitar os fundos europeus, nomeadamente os do PRR.

Para Marcelo Rebelo de Sousa, 2023 será o "ano decisivo", tendo em conta o ciclo de eleições nos anos seguintes até 2026: europeias, autárquicas, presidenciais e legislativas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+