Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Medina dá luz verde a acordo entre administração da TAP e pilotos

27 mar, 2023 - 13:02 • Carla Fino com Lusa

Ministério das Finanças tenta assim evitar greve dos pilotos marcada para a Páscoa.

A+ / A-

O Ministério das Finanças, liderado por Fernando Medina, deu esta segunda-feira luz verde ao acordo entre a administração da TAP e os pilotos da companhia aérea portuguesa.

A Renascença apurou que o acordo foi "desbloqueado" pela tutela a menos de duas semanas da greve convocada pelos pilotos da TAP para a Páscoa.

Esta manhã, em declarações à Lusa, o presidente do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC), Tiago Faria Lopes, tinha garantido que a paralisação seria desconvocada assim que o Ministério das Finanças desse o seu "aval" ao protocolo assinado em 17 de março.

Contactado pela Renascença, o SPAC diz que até ao momento não recebeu qualquer informação sobre o "eventual e desejado desbloqueio" do acordo por parte das Finanças.

Os pilotos aprovaram uma greve na Páscoa, entre 07 e 10 de abril, para pressionar o Governo a ratificar o acordo assinado com a TAP, que repõe condições laborais retiradas anteriormente.

A greve "será desconvocada assim que o Governo der autorização para o protocolo já assinado em 17 de março entre a Comissão Executiva da TAP Air Portugal e o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil", explicou Tiago Faria Lopes à Lusa.

"Isso era o que tinha sido combinado e não havia greve nenhuma se nós não tivéssemos descoberto que o Governo - e aí quero fazer uma salvaguarda e que fique bem salvaguardado, Governo neste caso, entenda-se Ministério das Finanças - não deu aval", começou por ressalvar o presidente do sindicato dos pilotos.

Isto "porque o Ministério das Infraestruturas, ministro João Galamba, sempre nos disse que não negociava com os sindicatos, que os sindicatos só negociavam com a Comissão Executiva" da TAP, "e, muito bem, manteve a sua palavra e deu o aval ao acordo", prosseguiu o responsável.

Tiago Faria Lopes salientou ainda que o sindicato foi a votação, "o acordo passou", mas tendo em conta que até agora o SPAC continua à espera da "autorização do Governo, neste caso do Ministério das Finanças, e essa autorização nunca veio", avançou-se para a greve.

Portanto, "a única maneira que nós conseguimos de nos salvaguardar é ir para uma greve porque não confiamos neste momento no Governo", acusando de dar "o dito por não dito", o que "assim é impossível ter um grau de confiança".

[atualizado às 13h19]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+