Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fesap "valoriza" medidas do Governo para a Função Pública, mas pede apoios com retroativos

24 mar, 2023 - 14:24 • Redação

Na próxima semana, Federação de Sindicatos da Função Pública vai reunir-se com o executivo para "operacionalizar as medidas" hoje anunciadas: aumento dos salários em 1% e do subsídio de refeição em 15%.

A+ / A-

As medidas de apoio às famílias no contexto da inflação, anunciadas esta sexta-feira pelo Governo de António Costa, indicam "o caminho certo" para os funcionários públicos, defende a Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap), mas devem ser aplicadas com retroativos ao início do ano.

“Temos de saudar fortemente estas medidas. É o caminho certo na valorização dos salários e das carreiras”, começa por reagir o secretário-geral da Fesap em declarações à Renascença.

José Abraão diz que o aumento salarial de 1% e o aumento de 15% do subsídio de refeição, hoje anunciados por Fernando Medina, são "o caminho para minimizar os efeitos da inflação e das dificuldades dos trabalhadores e das famílias".

O responsável sindical destaca ainda que o acordo plurianual da Fesap com o Governo está a ser cumprido e a “proteger os trabalhadores”.

Apesar dos elogios, o secretário-geral da Fesap ressalta que "as medidas nunca são suficientes, depois de 10 anos parados, sem aumentos e com ausência de medidas que contemplassem os trabalhadores da Função Pública".

Ainda assim, José Abraão reconhece que os novos apoios às famílias "são um contributo muito importante" para que os salários "não se degradem" no atual contexto do aumento do custo de vida.

Para a próxima quarta-feira, 29 de março, está marcada uma reunião entre a Fesap e o Governo para operacionalizar as medidas hoje apresentadas.

José Abraão diz esperar que o executivo "contemple a retroatividade das medidas a 1 de janeiro de 2023".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    24 mar, 2023 PORTUGAL 17:36
    Sendo José Abraão um Transmontano daqueles " antes quebrar que torcer ", espero que lembre os Senhores Ministros envolvidos nestas negociações que os APOSENTADOS e REFORMADOS também são SERES VIVOS. Bons resultados, espero.
  • José Fernandes
    24 mar, 2023 Faro 15:20
    Lamentàvelmente o Sr José Abraão quando hoje comentou em nome da Fesap os aumentos para a Função Pública, e não só, enunciados pelo governo ,não se dignou referir também a falta de apoios para os aposentados/reformados. Espero que o digno membro do sindicato se lembre deste e outros factos quando em devido tempo se reformar/aposentar. Aí é que verdadeiramente saberá o que é ser constantemente ignorado pelos governos e até inacreditavelmente pelos sindicatos. Ou será que V.Exªs se consideram totalmente satisfeitos com a manigância patrocinada pelo governo com o meio mês de reforma no fim do ano passado e um aumento em janeiro de 4% ,quando só para este ano a inflação será minimamente de 8%? Com os melhores cumprimentos sindicais José Fernandes

Destaques V+