Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

ERSE

Distribuidoras de gás desistem de recurso contra regulador e abdicam de mil milhões de euros

23 mar, 2023 - 14:48 • Sandra Afonso

Em causa está um diferendo que se arrasta há vários anos, entre a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) e empresas de gás natural controladas pela Allianz e pela REN.

A+ / A-

As distribuidoras de gás não vão avançar com recurso à decisão do regulador, na prática desistindo de mil milhões de euros.

Em causa está um diferendo que se arrasta há vários anos, entre a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) e várias empresas de gás natural, controladas pela Allianz e pela REN.

Em comunicado, a ERSE anuncia agora que as empresas envolvidas decidiram não recorrer da sentença de janeiro do Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa, que deu razão ao regulador. A sentença “transitou em julgado depois de as empresas não terem apresentado recurso”, acrescenta a ERSE.

Com esta decisão, as empresas desistem de reclamar em tribunal ganhos extra na ordem dos mil milhões de euros, a pagar “por todos os consumidores de média e baixa pressão, independentemente do seu comercializador”, refere a nota.

“As pretensões das distribuidoras de gás natural, que sempre foram recusadas pela ERSE e agora indeferidas, com carácter definitivo, por instância judicial relativamente aos anos gás de 2010 a 2014, representariam um aumento agregado dos seus rendimentos de mais de 1000 milhões de euros ao longo do período das respetivas concessões”, explica.

As distribuidoras (hoje controladas pelos grupos Allianz e REN, que adquiriram, respetivamente, as concessionárias antes detidas pela Galp e EDP) queriam que a ERSE reconhecesse nas tarifas reguladas de gás natural o direito das empresas a rendimentos adicionais relacionados com uma alteração dos contratos de concessão outorgados em 2008.

Ainda há diferendos por decidir

Em aberto estão ainda os anos-gás posteriores a 2013-2014, onde estas empresas reclamam o mesmo direito a compensações que teriam sido negociadas com o Estado e refletidas na modificação dos contratos de concessão outorgados em 2008.

No entanto, tendo em conta a decisão do tribunal, a ERSE já pediu para que a mesma seja aplicada também a outros processos judiciais interpostos pelas mesmas empresas.

O regulador defende que “os argumentos impugnatórios apresentados pelas distribuidoras são em tudo semelhantes àqueles que foram utilizados nos processos objeto da sentença transitada em julgado”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+