Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Combustíveis

Precisa de abastecer o carro? Preço do gasóleo vai descer, mas gasolina sobe

10 mar, 2023 - 13:43 • Teresa Paula Costa

Variação desfasada do preço deve-se à revisão da carga fiscal dos combustíveis para março e às variações anteriores.

A+ / A-

Se a sua viatura é a diesel, aguarde pela próxima semana para atestar o depósito, pois o preço do gasóleo vai descer 2,5 cêntimos por litro.

De acordo com o jornal Eco, a partir de segunda-feira, o preço do litro de gasóleo deverá situar-se nos 1,541 euros, tendo em conta os valores médios praticados nas bombas à segunda-feira, divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).

Já no caso da gasolina, passa-se o inverso. No arranque da próxima semana, o preço do litro da gasolina simples 95 deverá aumentar 0,5 cêntimos, passando a custar 1,688 euros, tendo em conta os mesmos valores médios praticados nas bombas à segunda-feira.

Este comportamento desfasado dos preços fica a dever-se à revisão da carga fiscal dos combustíveis para este mês de março e surge depois de o gasóleo subir 4,5 cêntimos esta semana e a gasolina 1,5 cêntimos, uma subida inferior ao antecipado pelo mercado.


O Governo decidiu manter em vigor os apoios para mitigar os efeitos do aumento dos preços dos combustíveis durante o mês de março, pelo que a redução da carga fiscal passou a ser de 34 cêntimos por litro, igualmente, de gasóleo e de gasolina” durante este mês. Devido às variações anteriores, o preço da gasolina sobe.

Estes preços, que já têm em conta os descontos aplicados pelas gasolineiras e a revisão das medidas fiscais, podem, contudo, variar consoante o posto de abastecimento e ainda podem sofrer ajustamentos para ter em conta o fecho das cotações do petróleo brent esta sexta-feira e o comportamento do mercado cambial.

Os preços finais resultam ainda da média dos valores praticados por todas as gasolineiras.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+