Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Crise dá lucros extraordinários à banca de quase 2,6 mil milhões

09 mar, 2023 - 19:01 • Sandra Afonso , Diogo Camilo

Os cinco maiores bancos em Portugal viram os lucros crescerem 70% em relação ao ano passado. Santander e Novobanco tiveram os melhores resultados de sempre, Caixa ficou perto de bater recorde.

A+ / A-

Os cinco maiores bancos a operarem em Portugal fecharam 2022 com um dos melhores resultados dos últimos anos. Foram quase 2,6 mil milhões de euro, um aumento de 71%, apoiado em grande medida pela subida das taxas de juro.

O último a apresentar contas foi o Novo Banco que, depois de vários anos negros, conseguiu em 2022 resultados acima do BPI e do BCP, fechando o ano com lucros de 561 milhões, os maiores de sempre.

A venda da sede deu uma ajuda nas contas e os lucros triplicaram, face a 2021, mas o malparado ainda representa 4% do crédito no Novo Banco.

O Santander lidera os resultados na banca privada, com 607 milhões de euros de lucros, um recorde para a instituição, que duplicou o resultado de 2021.

Mas o grande líder é mesmo o banco público. A Caixa Geral de Depósitos (CGD) terminou 2022 com lucros de 843 milhões de euros, é um quase recorde (em 2007 atingiu 856 milhões). Ainda assim, este ano vai entregar ao Estado o maior dividendo de sempre. António Costa pode contar com 352 milhões mais o edifício sede, que está avaliado acima dos 300 milhões.

O BPI arrecadou no último ano 365 milhões de euros, quase 20% acima de 2021. Diz ter aumentado o crédito, mas também subiu as comissões, em 3%.

No fundo desta tabela surge o BCP, com lucros de 207 milhões. No entanto, representam um aumento de 50%, face ao ano anterior. Mais uma vez, a Polónia travou maiores ganhos.

O último ano terá sido um dos melhores de sempre da banca. Os lucros das cinco maiores instituições aumentaram 71%, de 1.511 milhões, em 2021, para 2.583 milhões em 2022.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+