Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

ASAE instaura 51 processos-crime por especulação com bens alimentares

09 mar, 2023 - 18:00 • Lusa

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica detetou margens de lucro superiores a 50% na cebola.

A+ / A-

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) instaurou 51 processos-crime por especulação em fiscalizações a 960 operadores e detetou margens de lucro superiores a 50% na cebola.

Estas conclusões fazem parte da última análise desta autoridade à subida dos preços de bens alimentares, que foi hoje apresentada, em conferência de imprensa, no Ministério da Economia e do Mar, em Lisboa.

"Foram inspecionados 960 operadores económicos [...] e instauramos 51 processos-crime por especulação", avançou o inspetor-geral da ASAE, Pedro Portugal Gaspar.

A ASAE moveu ainda 91 processos contraordenacionais, no âmbito destas ações que decorrem desde o segundo semestre de 2022.

O ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, admitiu esta quinta-feira a adoção de medidas "mais musculadas" para conter a inflação alimentar.

"Estamos a equacionar todas as opções, inclusive mais musculadas, mas queremos tomar medidas na posse da devida informação", afirmou o ministro, numa conferência de imprensa, dada com o Inspector-Geral da ASAE a seu lado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+