Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mais de 65% dos trabalhadores da Associação Empresarial de Portugal são mulheres

08 mar, 2023 - 07:54 • Ana Fernandes Silva

Um relatório do Fórum Económico Mundial, referente a 2021, revela que serão precisos 132 anos para eliminar as desigualdades de género no mundo.

A+ / A-

A diferença salarial entre homens e mulheres aumentou de 2019 para 2020, de 10,9%, para 11,4%, segundo dados da Pordata.

Este valor corresponde a uma perda de 51 dias de trabalho remunerado para as mulheres. Há, no entanto, exceções e exemplo disso é o caso da Associação Empresarial de Portugal (AEP).

"Mais de 65% dos trabalhadores são mulheres e os cargos de dirigentes são ocupados na sua maioria por mulheres", diz o presidente da AEP, em entrevista à Renascença.

Luis Miguel Ribeiro sublinha que "não há qualquer discriminação, a discriminação é em função do cargo que ocupam dentro da instituição".

"Se, tiverem os mesmos cargos recebem exatamente o mesmo", reforça.

Este é um exemplo entre muitos que têm sido cada vez mais recorrentes em Portugal. No entanto, "ainda há muito a fazer até que se atinja a igualdade de género".

"Ainda não estamos num patamar em que possamos dizer que há uma total igualdade entre homens e mulheres."

"Se virmos à escala global, há no mundo, em muitos países, sociedades que desvalorizam o papel da mulher", alerta.

Um relatório do Fórum Económico Mundial, referente a 2021, revela que serão precisos 132 anos para eliminar as desigualdades de género no mundo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+