Tempo
|
A+ / A-

Combustíveis mais caros esta semana

06 mar, 2023 - 08:59 • Olímpia Mairos

Mudanças no ISP ditam uma subida de 5,4 cêntimos no litro de gasóleo e 1,9 cêntimos no litro de gasolina.

A+ / A-

A semana arranca com uma subida mais acentuada no preço dos combustíveis do que se esperava, devido às mudanças no ISP.

De acordo com o Jornal Eco, o litro de diesel vai subir 3,5 cêntimos a que se soma a subida de 1,9 cêntimos por via do ISP. Já a gasolina vai ficar mais cara 1,9 cêntimos (um cêntimo tendo em conta os preços da matéria-prima e 0,9 cêntimos pela via fiscal.

A atualização dos preços dos derivados ocorre depois de uma semana em que o petróleo valorizou ligeiramente no mercado londrino e em Nova Iorque.

A confirmarem-se estas subidas, tendo em conta os valores médios praticados nas bombas à segunda-feira, divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), quando for abastecer, deverá passar a pagar 1,57 euros por litro de gasóleo simples e 1,68 euros por litro de gasolina simples 95.

Na noite de sexta-feira, o Governo reviu a redução da carga fiscal, que passará a ser de 34 cêntimos por litro de gasóleo e de gasolina. A carga fiscal, em fevereiro, era de 35,9 cêntimos por litro de gasóleo e 34,8 cêntimos por litro de gasolina.

Com os novos dados das Finanças, os valores apontados pelo setor terão de ser revistos em alta. O ministério liderado por Fernando Medina justifica a redução nos descontos no ISP na gasolina e no gasóleo com "a evolução dos preços dos combustíveis verificada nas últimas semanas".

O preço final dos combustíveis nas bombas depende, no entanto, de cada posto de abastecimento, da marca e da zona onde se encontra.

Mesmo dentro da mesma rede de abastecimento, os preços podem ser muito diferentes de localização para localização.

[notícia atualizada às 11h20]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+