Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Com subida da inflação na Alemanha, Bundesbank defende aumento dos juros

01 mar, 2023 - 16:10 • Sandra Afonso

Desde julho de 2022, o Banco Central Europeu (BCE) já subiu as taxas de juro em 300 pontos base, para 3%.

A+ / A-

A inflação na Alemanha registou uma subida e o Bundesbank defende que os juros também aumentem.

Segundo o gabinete de estatística da maior economia europeia, a inflação no país acelerou para 9,3% em fevereiro. Os preços dos alimentos subiram 21,8% no mesmo mês, em comparação homóloga (20,2% em janeiro).

Em reação a estes números, o presidente do Bundesbank, Joachim Nagel, diz que as pressões inflacionistas continuam elevadas e que são necessárias mais subidas das taxas de juro na Zona Euro, depois de março.

Nagel não avança valores, refere apenas que “podem ser necessários mais passos decisivos quanto às taxas de juro".

Desde julho de 2022, o Banco Central Europeu (BCE) já subiu as taxas de juro em 300 pontos base, para 3%. Também já há indicação de que, na reunião de março, deverá ser decidido novo aumento, de 50 pontos base.

O presidente do banco central da República Federal alemã defende que é necessária "uma política monetária decisiva", para que a inflação baixe.

A Alemanha fechou 2022 com uma taxa de inflação de 8,7%.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+