Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

saldo orçamental

Medina anuncia "descida impressionante" da dívida para 113,8 % do PIB

28 fev, 2023 - 16:05 • Manuela Pires

Ministro das Finanças está na Comissão de Orçamento e Finanças, na Assembleia da República.

A+ / A-

“É uma descida impressionante”. Foi desta forma que o ministro das Finanças revelou aos deputados que a dívida pública desceu para os 113,8% do PIB.

“Posso anunciar que a dívida pública irá reduzir-se para 113,8% do PIB em 2022", indicou Fernando Medina na comissão de Orçamento e Finanças. "Recua para níveis pré-pandemia e para níveis pré-troika, é uma descida impressionante de quase 12 pontos percentuais, dos 125,4 de 2021 e é o menor valor desde 2010” anunciou o Ministro das Finanças.

No discurso inicial na audição no parlamento, Fernando Medina trouxe outros números, o crescimento da economia em 6,7% no ano passado, a redução do endividamento das famílias e das empresas e ainda o aumento da produtividade.

O ministro traçou ainda dois desafios para este ano, o primeiro assegurar níveis elevados de emprego e conseguir ainda gerir o aumento dos juros e dos preços.

“O desafio de lidar com a inflação que vai estar elevada ainda em 2023 e com o aumento dos juros que continuará a fazer-se sentir e as suas implicações com o poder de compra”, referiu o ministro.

Fernando Medina que destacou ainda que Portugal foi o 4.º país da Zona Euro que mais apoios atribuiu às pessoas para mitigar os efeitos da inflação, citando dados da Comissão Europeia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    28 fev, 2023 PORTUGAL 18:01
    " é o MENOR VALOR desde 2010 " diz quem DEVE e quem sabe. Pela primeira vez em DOZE ANOS que concordo com um Político " Governante " contrário ao meu posicionamento. Em igual modo, vejo o meu AFORRO descer como a dívida pública. Chamasse a isto SABEDORIA . . . . . . .
  • carlos manuel abraao
    28 fev, 2023 vila real 17:13
    Eu sou do tempo do salazar e lembra me de eles escreverem nos camioes sobras de portugal quando o povo ca estava a morrer a fome faz me lembrar esses tempos

Destaques V+