Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Turismo e férias. FIL começa a ser pequena para a maior BTL de sempre

27 fev, 2023 - 07:00 • Ana Carrilho

O melhor de Portugal vai estar na Bolsa de Turismo de Lisboa, que arranca na quarta-feira. São esperados cerca de 70 mil visitantes, que vão ter oportunidade de passar pelos mais de 1.400 expositores. Estão previstas cerca de um milhar de iniciativas por dia.

A+ / A-

Veja também:


A BTL é a maior feira de turismo internacional realizada em Portugal. A edição deste ano é a maior de sempre, com cerca de 1.400 expositores. Mais seriam se houvesse espaço, mas por enquanto só existem os quatro pavilhões da Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações. Dália Palma, diretora da BTL, admite, em entrevista à Renascença, que o espaço começa “a ser curto para a ambição da Feira”.

A Região de Turismo do Centro é o destino nacional convidado e Aveiro, a cidade convidada. No Pavilhão 4 vai estar a maior representação internacional de sempre, com 75 destinos. Alguns estreiam-se em Lisboa, outros regressam após longas ausências. E o convidado é a Tunísia.

A organização do certame espera cerca de 70 mil visitantes, entre profissionais e público. A BTL começa na quarta-feira, dia 1 de março, e prolonga-se até dia 5. Para o público, as portas abrem-se na sexta-feira à tarde e pode ser altura de aproveitar as oportunidades de viagens a preços mais simpáticos. Embora, devido à elevada procura, não se esperem grandes saldos.

A maior BTL de sempre

“A edição 2023 da BTL é a que tem maior representatividade do destino nacional, nos diversos segmentos, mas também a nível internacional. Além disso, há várias áreas temáticas, como o enoturismo e gastronomia, a BTL Cultural, a BTL Lab dedicada à inovação e tecnologia, inúmeras conferências no auditório e a área mais recente, LGBTI+. O destino internacional convidado é a Tunísia e a nível nacional, a Região Centro e o município de Aveiro são os destinos convidados”, explica Dália Palma, diretora da BTL, em entrevista à Renascença.

São 41 mil metros quadrados distribuídos pelos quatro pavilhões da FIL no Parque das Nações, ou seja, o equivalente a quatro campos de futebol. “Espaço que começa a ser curto para a ambição da BTL e a elevada procura”.

Dália Palma admite que a organização teve de recusar candidaturas, especialmente para as áreas de alojamento e internacional, cujos pavilhões estão completamente lotados.

Ainda assim, 75 destinos internacionais vão marcar presença nos cinco dias de Feira, alguns pela primeira vez. É o caso do Canadá, México, Fortaleza e Búzios (Brasil), Montenegro, Roménia, Vietname ou Camboja. A Grécia regressa a Lisboa depois de vários anos de ausência.

O que pode encontrar na BTL

No Pavilhão 1 os visitantes podem encontrar a representação do Turismo de Portugal e das sete regiões de Turismo: Porto e Norte de Portugal, Centro, Alentejo e Ribatejo, Lisboa, Algarve, Açores e Madeira.

No Pavilhão 2 estão representados diversos municípios e comunidades intermunicipais que vão mostrar os seus maiores atrativos. É neste espaço que também estão instalados dois restaurantes: um da Região Convidada (Centro) e outro do município (Aveiro). Além das tradicionais tasquinhas que “este ano vão estar em grande número” e da Street Food, na passagem entre alguns pavilhões.

O Pavilhão 3 é dedicado ao alojamento e onde os diversos grupos hoteleiros mostram as suas ofertas.

Finalmente, no Pavilhão 4 estão instalados todos os 75 destinos internacionais e o maior stand privado da BTL, ocupado pela Associação Portuguesa de Agências de Viagens e Turismo (APAVT). Um espaço de negócio e de confraternização, em que a Ucrânia, apesar da guerra, volta a marcar presença, a convite da Associação.

Há ainda um espaço reservado aos cerca de 120 “hosted buyers” (operadores convidados) que, a convite da organização, vêm conhecer o país (antes e depois da Feira) e negociar. O objetivo é que, depois, tragam os turistas dos respetivos países.

Dália Palma revela que são esperados cerca de 70 mil visitantes, metade profissionais, outra metade do público, que vão ter oportunidade de passar pelos mais de 1.400 expositores.

BTL com muita animação e oportunidades de férias

A maior feira de turismo em Portugal promete muito debate e animação ao longo de cinco dias. Estão previstas cerca de um milhar de iniciativas por dia, que vão desde as conferências, debates, apresentações aos cocktails, degustações, pequenos concertos, danças ou mostras de artesanato.

O certame decorre a partir de quarta-feira, dia 1 de março. Mas só na sexta-feira, a partir das 17h00, é que abre as portas ao público. Encerra às 23h00, tal como sábado. Mas neste dia, tal como no domingo, é possível entrar a partir do meio-dia. No último dia (domingo) fecha às 20h00. Os bilhetes individuais custam 8 euros, mas se forem familiares ficam mais baratos (20 euros para três pessoas e 26 euros, para quatro).

Embora muitos portugueses já estejam a fazer reserva de férias, como referiu à Renascença o presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, na BTL mantém-se a tradição de apresentar boas oportunidades, com programas a preços mais convidativos.

Apesar da inflação reduzir o rendimento das famílias portuguesas, todos os estudos nacionais e europeus frisam a vontade de viajar. Devem aparecer algumas “propostas agressivas”. Mas, como todo o resto, os preços das viagens também subiram e devido à grande procura, há boas oportunidades mas não saldos”, alerta Costa Ferreira.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+