Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Misericórdias surpreendidas com inclusão no arrendamento coercivo

23 fev, 2023 - 19:11 • Redação

Em declarações à Renascença, Manuel Lemos admite que as Misericórdias têm casas em mau estado, mas sublinha que a pandemia obrigou a uma escolha entre pessoas e edifícios.

A+ / A-

Veja também:


É com surpresa que o presidente da União das Misericórdias Portuguesas (UMP) reage à notícia de que o Governo quer incluir a instituição nas regras do arrendamento coercivo.

Ouvido pela Renascença, Manuel Lemos defende que o tema deve ser enquadrado no âmbito dos protocolos de cooperação com o executivo.

“Esta matéria deveria e deve ser objeto ao abrigo do pacto de cooperação. É em sede de cooperação que nós entendemos que o Governo deve tratar estes e outros assuntos que têm a ver com as políticas sociais e com as Misericórdias. Estamos aqui a reagir com estranheza a essa matéria.”

Nestas declarações à Renascença, Manuel Lemos admite que as Misericórdias têm casas em mau estado, mas sublinha que a pandemia obrigou a uma escolha entre pessoas e edifícios.

“A maioria não tem casas devolutas, o que tem é prédios em mau estado. Estes anos foram muito difíceis… Isso levava-nos muito longe, muito para além da questão da habitação, que tinha a ver com a responsabilidade do Estado de custear 50% do custo das respostas sociais e, sobretudo, estes anos da Covid-19 foram devastadores para as nossas tesourarias.”

Manuel Lemos diz que a União das Misericórdias está disponível para a elaboração de um programa para reabilitação de imóveis, mas fora do âmbito do arrendamento coercivo.

“Se o Estado entende que tem um programa para ajudar-nos a reabilitar imóveis, então nós cá estamos, mas isso não é em sede de aluguer coercivo, não tem nada a ver com isso, porque todos os provedores de Portugal querem rentabilizar e assegurar a sustentabilidade das suas instituições e, embora quase sempre praticamos preços abaixo do mercado, ajuda à nossa sustentabilidade”, sublinha o presidente da União das Misericórdias Portuguesas.

O Governo vai incluir a Igreja nas regras do arrendamento coercivo. "Dever de utilização do património não tem exceções", afirmou a ministra da Habitação, Marina Gonçalves, em entrevista ao programa Hora da Verdade, da Renascença e do jornal "Público".

Questionada se as Misericórdias e a Igreja Católica estão abrangidas pelas regras do arrendamento coercivo, a ministra da Habitação salienta que há "um dever geral" de "dar uso ao nosso património", sendo este "um dever aplicado a todos" e isto inclui "desde o Estado, até ao terceiro setor, até à Igreja, até aos proprietários privados".

Em entrevista ao programa Hora da Verdade, Marina Gonçalves considera "legítimo" que se levantem dúvidas de constitucionalidade em relação ao arrendamento coercivo, mas revela que o Governo se respaldou em decisões anteriores do Tribunal Constitucional sobre "posições de proporcionalidade quanto ao direito de propriedade que eram, aliás, mais agressivas do que esta".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+