Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Há folga no Orçamento". AHRESP insiste na redução do IVA na restauração

21 fev, 2023 - 12:08 • Ana Carrilho

Ana Jacinto diz à Renascença que o IVA só não baixa se o Governo não quiser. “Por via da inflação há uma folga orçamental significativa. São opções políticas", afirma.

A+ / A-

Veja também:


A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) continua a insistir na necessidade de reduzir o IVA cobrado nos serviços de alimentação e bebidas.

“Não é por teimosia nossa; é porque, de facto, esta medida foi aplicada em vários países durante a pandemia e o resultado foi a possibilidade de as empresas ganharem tesouraria de forma direta, universal e sem constrangimentos”, explica a secretária-geral da AHRESP, em entrevista à Renascença.

“Era o que as nossas empresas precisavam, mas por cá nunca foi preconizada”, sublinha Ana Jacinto.

A responsável lembra que, em julho de 2016, houve uma redução de 23% para 13% nalgumas bebidas (água lisa e cafetaria) e o Governo chegou a pedir uma autorização legislativa para que, a qualquer momento, fosse possível pôr todos os produtos a 13%.

“Esta autorização legislativa esteve presente, salvo erro, em dois Orçamentos dos Estado e depois acabou por cair, sem que a redução se concretizasse. Ou seja, temos alguns produtos à taxa de 13% e outros de 23%. É a maior confusão, ninguém se entende”, afirma a secretária-geral da AHRESP.

Esta é uma reivindicação de que a associação não desiste e, na opinião de Ana Jacinto, só não é concretizada porque o Governo não quer. “Por via da inflação há uma folga orçamental significativa. São opções políticas", conclui.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+