Tempo
|
A+ / A-

DECO. Pedidos de ajuda chegam de casais que trabalham

16 fev, 2023 - 10:19

Perfil mais comum das famílias que pedem auxílio é composto por casais que recebem o salário mínimo nacional.

A+ / A-

Há cada vez mais casos de pessoas que pedem ajuda à DECO, em dificuldades face à subida da taxa de esforço com a renda da casa.

Qual é o perfil das famílias em dificuldades? Segundo explicou à Renascença Elisabete Policarpo, da DECO, são, sobretudo, famílias que tentam renegociar as despesas da água, da luz e do gás, para evitar o incumprimento com a renda da casa.

“Pagam a renda, mas depois deixam os outros serviços pendentes. E quando se deixa um serviço de luz e de gás para trás, é porque a situação está muito complicada", explica Elisabete. "Antigamente, um consumidor, em média, ia ao supermercado e, numa compra, gastava 50 euros. Atualmente, indo ao supermercado, comprando os mesmos produtos, já não gasta 50 euros. Gasta bem mais", assegura a jurista.

Os pedidos de ajuda chegam sobretudo de casais que trabalham, mas recebem o salário mínimo nacional.

“A nível de composição do agregado familiar, é composto por dois adultos e duas crianças, em regra. Os valores do rendimento estão associados a dois salários mínimos nacionais. Mas, mesmo com dois rendimentos, têm dificuldade em colmatar todas estas situações, porque o próprio valor da renda é elevado", adianta Elisabete Policarpo.

Conhece-se, assim, o perfil das famílias que pedem ajuda à DECO, face ao aumento do preço das rendas de habitação, no dia em que o Conselho de Ministros vai aprovar um pacote alargado de medidas na área da habitação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+