Tempo
|
A+ / A-

Secretário de Estado

Cerca de 30 empresas querem aderir à semana de quatro dias

15 fev, 2023 - 15:49 • Lusa

O calendário estipula que a 1 de junho arranque o projeto-piloto propriamente dito.

A+ / A-

O secretário de Estado do Trabalho revelou que, das 90 empresas que manifestaram interesse em aderir à semana de quatro dias de trabalho, cerca de 30 formalizaram a decisão de integrar o projeto-piloto.

Das 90 empresas interessadas, "cerca de 30 formalizaram já [a sua decisão] e há um universo de empresas - umas também já disseram que não -- que nos pediram mais tempo porque ainda não concluíram o processo interno de decisão", adiantou Miguel Fontes no Parlamento.

"O nosso objetivo era ter um número não inferior a 30 e esse número já o temos, muito provavelmente iremos até ultrapassar essa fasquia", acrescentou Miguel Fontes, sublinhando que "ainda estão muitas empresas a ponderar" a decisão.

O secretário de Estado explicou ainda que o prazo de 15 de fevereiro, referido na semana passada pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, em entrevista ao Negócios e à Antena1, para que as empresas pudessem manifestar interesse em aderir ao projeto "é meramente indicativo".

"No nosso plano de trabalhos estabelecemos o dia 15 de fevereiro para que as empresas que participaram nos "workshops", que nos contactaram a manifestar interesse, no fundo convertessem essa manifestação de interesse numa decisão mais efetiva de participação, mas várias empresas já nos pediram mais dias, porque que ainda estão a ponderar", explicou.

As empresas terão assim "mais uns dias, mais umas semanas" para o fazer, disse Miguel Fontes, referindo que "o calendário firme é que a 1 de junho começa o projeto-piloto propriamente dito".

"Entre o fim de fevereiro e início de março e 1 de junho, temos condições de acomodar as sessões de informação para ajudar as empresas a organizarem-se", garantiu.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+