Tempo
|
A+ / A-

Associação da Hotelaria

​Programa HOSPES já doou mais de 240 mil bens a instituições sociais

14 fev, 2023 - 21:24 • Ana Carrilho

Marcelo Rebelo de Sousa condecorou a vice-presidente da Associação da Hotelaria de Portugal com a Ordem de Mérito.

A+ / A-

Ao longo de dez anos, o Programa de Responsabilidade Social (HOSPES) da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) já distribuiu mais de 240 mil bens por 134 instituições particulares de solidariedade social (IPSS) de todo o país, incluindo Madeira e Açores. Mas o objetivo é chegar aos 400 mil bens e a mais IPSS, com diferentes objetivos de apoio.

As doações começaram por ser de colchões e roupas de cama, mas depressa se alargaram a todos os bens que a hotelaria tem disponíveis e que ciclicamente tem de renovar. Bens em bom estado que fazem muito jeito a quem precisa.

Além do apoio a estas instituições, o HOSPES também respondeu a situações de emergência durante a pandemia para ajudar hospitais de campanha em diversos pontos do país, distribuiu 3.500 bens pelas famílias vítimas dos incêndios de Pedrógão Grande, em 2017, e organizou uma Feira de Emprego (Jobs for Ukraine) destinada a refugiados da guerra que chegavam a Portugal.

Cristina Siza Vieira, a criadora do Programa, sublinhou que há 134 instituições que recebem ajuda, mas poderão ser muito mais se mais associados da AHP se juntarem ao HOSPES.

Reforçando o pedido da vice-presidente executiva, o presidente da AHP, Bernardo Trindade, manifestou o desejo de atingir os 400 mil bens doados. E chamou a atenção que, para isso, é preciso mais associados, além dos atuais 850.

O HOSPES tem uma plataforma onde, por um lado, os hotéis podem inscrever os bens que têm disponíveis para doar e por outro, as instituições protocoladas referem os bens de que necessitam.

Na parte final da cerimónia, a que o Presidente da República já assistiu, foram distribuídos os selos “We Share e We Care” aos responsáveis dos hotéis que participaram nas campanhas de doações e de reciclagem de têxteis em fim de vida, papel e cartão, óleos e aparelhos elétricos e eletrónicos.

E sublinhando que agora já não há problemas de incompatibilidades (Cristina Siza Vieira é casada com o ex-Ministro da Economia, Pedro Siza Vieira), Marcelo anunciou que ia fazer uma coisa que há muito desejava fazer: entregar a condecoração com o grau de Comendadora da Ordem de Mérito à vice-presidente da AHP e responsável do programa HOSPES.

HOSPES promove a inclusão profissional de jovens com dificuldades intelectuais

Durante a cerimónia, que decorreu num hotel de Lisboa, Cristina Siza Vieira, em nome da AHP, assinou um protocolo com Filipa Pinto Coelho, diretora da VilacomVIda. Trata-se de uma Instituição Particular de Solidariedade Social que tem como missão a inclusão profissional de pessoas com dificuldades intelectuais e de desenvolvimento.

A associação é detentora dos Cafés Joyeux e vai dar formação a jovens adultos que após quatro a seis meses de estágio nos cafés poderão integrar as equipas dos hotéis associados da AHP que estiverem disponíveis para receber os candidatos. “É de aproveitar”, desafiou Cristina Siza Vieira.

A cerimónia terminou com uma apresentação do grupo “Mãos que Cantam”, o único coro composto apenas por pessoas surdas que cantam através da língua gestual. Um grupo que vai estar ao lado do Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude, em agosto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+