Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Inflação recua pela 3.ª vez consecutiva para 8,4% em janeiro

10 fev, 2023 - 14:38 • Lusa

Taxa está no valor mais baixo desde maio do ano passado. Taxa de variação média subiu para os 8,2%, enquanto os produtos alimentares sobem 18,5%.

A+ / A-

A variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) diminuiu, pela terceira vez consecutiva, para 8,4% em janeiro, taxa inferior em 1,2 pontos percentuais à do mês anterior.

"Com arredondamento a uma casa decimal, esta taxa é superior em 0,1 pontos percentuais ao valor da estimativa rápida divulgada a 31 de janeiro, embora a diferença tenha sido efetivamente de apenas 0,03 pontos percentuais", refere o Instituto Nacional de Estatística (INE).

A taxa de inflação de janeiro é a mais baixa desde maio de 2022, mês em que se situou nos 8,0%.

Em janeiro, o indicador de inflação subjacente (IPC excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) registou uma variação homóloga de 7,0%, taxa inferior em 0,3 pontos percentuais à registada em dezembro.

A variação do índice relativo aos produtos energéticos diminuiu, também pela terceira vez consecutiva, para 7,1% (20,8% no mês precedente), destacando-se a diminuição de preços da eletricidade. .

Pelo contrário, o índice referente aos produtos alimentares não transformados registou uma variação de 18,5% (valor superior em 0,9 pontos percentuais ao registado no mês anterior).

Por classes de despesa e face ao mês anterior, o INE destaca os aumentos das taxas de variação homóloga de "bens alimentares e bebidas não alcoólicas" e da "saúde", com variações de 20,6% e -1,7% respetivamente (19,9% e -2,3% no mês anterior).

Em sentido oposto, as variações dos preços das classes da "habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis" e dos "acessórios, equipamento doméstico e manutenção corrente da habitação" diminuíram para, respetivamente, 8,1% e 11,1% (18,4% e 12,9% no mês anterior).

Em janeiro, nas classes com maiores contribuições positivas para a variação homóloga do IPC, o INE destaca a dos "bens alimentares e bebidas não alcoólicas". Já nas classes com contribuições negativas salienta a da "saúde".

Comparando com o mês precedente, é de evidenciar o aumento da contribuição para a variação homóloga do IPC dos "bens alimentares e bebidas não alcoólicas". Em sentido contrário, destaca-se a redução da contribuição da classe da "habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis".

Segundo o INE, em janeiro a variação mensal do IPC foi de -0,8% (-0,3% no mês anterior e 0,3% em janeiro de 2022), sendo que, excluindo os produtos alimentares não transformados e energéticos, a variação mensal do IPC foi -0,3% (nula no mês anterior e em janeiro de 2022).

No que se refere à variação média dos últimos 12 meses do IPC, foi de 8,2% (7,8% em dezembro).

Quanto ao Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC), apresentou uma variação homóloga de 8,6% em janeiro, inferior em 1,2 pontos percentuais à do mês anterior e superior em 0,1 pontos percentuais ao valor estimado pelo Eurostat para a área do euro (em dezembro, esta diferença foi de 0,6 pontos percentuais).

Excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos, o IHPC em Portugal atingiu uma variação homóloga de 7,8% em janeiro (8,0% no mês anterior), superior à taxa correspondente para a área do euro (estimada em 7,0%).

Em janeiro, o IHPC registou uma variação mensal de -0,8% (-0,4% no mês anterior e 0,3% em janeiro de 2022) e uma variação média dos últimos 12 meses de 8,5% (8,1% no mês precedente).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+