Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Estado fica com edifício-sede da CGD em Lisboa para pagar dividendos

06 fev, 2023 - 17:15 • Sandra Afonso

A ministra Mariana Vieira da Silva já tinha anunciado que até ao final do ano o executivo começava a mudança para o Campo Pequeno. Negócio está avaliado entre 280 e 300 milhões de euros.

A+ / A-

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) vai entregar o seu edifício-sede em Lisboa ao Estado como parte de pagamento de dividendos, num negócio avaliado entre 280 e 300 milhões de euros, avança a "SIC Notícias".

O edifício servirá para concentrar vários ministérios do Governo num só sítio. No verão de 2022, em entrevista à Renascença e ao Público, a Ministra Mariana Vieira da Silva já tinha anunciado que até ao final do ano o executivo começava a mudança para o Campo Pequeno.

"O compromisso que temos é que, até ao fim deste ano, comecem a mudar. A Caixa ainda ocupa parte daquele edifício. É um calendário que não é curto porque exige que as pessoas que atualmente trabalham no edifício tenham outro edifício para trabalhar. Há aqui uma gestão faseada deste processo no tempo", disse na altura.

Os planos tinham vindo a ser adiados, mas serão possíveis devido à transferência do Fundo de pensões da CGD para a Caixa Geral de Aposentações, que permite assim a venda do edifício.

A sede deverá ser entregue ao Estado, como pagamento de parte dos dividendos do banco estatal em 2022, representando até 300 milhões de euros. Esta será apenas uma parte do total dos dividendos esperados pelo acionista Estado.

O banco vai ainda pagar ao Estado 3.018 milhões de euros, a contrapartida pela integração do Fundo de Pensões. O dinheiro será aplicado em dívida pública.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Florival Lopes
    06 fev, 2023 Alcanhões 19:27
    Então as condições das reformas como vai ser? Mantêm se na mesma como assinou o Bagão Félix em 2004. E quanto a futuros aumentos da tabela salarial, os aposentados ficam com a pensão indexada aos trabalhadores no ativo.

Destaques V+