Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Contas públicas

2022 fecha com défice de 3.591 milhões, menos do que o previsto no Orçamento

27 jan, 2023 - 18:38 • Redação com Lusa

A receita fiscal subiu 13,8%.

A+ / A-

Portugal fechou 2022 com um défice orçamental de 3.591 milhões de euros, uma melhoria de cerca de 5.018 milhões de euros face a 2021 e 1.600,8 milhões abaixo do previsto no Orçamento.

Esta melhoria é justificada com uma subida da receita efetiva de 11%, que o gabinete de Fernando Medina atribui ao dinamismo do mercado de trabalho e da economia e pelo efeito da subida de preços.

Já a receita fiscal subiu 13,8% - atingiu os 58.542 milhões de euros, um valor que ficou 6,9% acima do previsto no OE para 2022.

Contudo, a despesa subiu 5,1% comparativamente com 2021, devido às medidas de resposta à pandemia e à guerra na Ucrânia, mas também com a aquisição de bens e serviços, bem como do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

A despesa com aquisição de bens e serviços cresceu 8,9% em 2022, em termos homólogos, enquanto a despesa do SNS subiu 4,6%.

De acordo com a informação divulgada pelas Finanças, em antecipação à Síntese de Execução Orçamental da Direção-Geral do Orçamento (DGO) que será publicada hoje, comparando com 2021, registou-se ainda assim um agravamento de 2.975 milhões de euros em relação a 2019.

Os dados divulgados esta sexta-feira pelo Governo são na ótica da contabilidade pública, que difere da contabilidade nacional, divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e utilizada tradicionalmente nas comparações internacionais e na avaliação de Bruxelas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+