Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Insolvências. Mais de 80% são particulares

25 jan, 2023 - 14:22 • André Rodrigues , Isabel Pacheco

Estudo da Universidade Nova de Lisboa e do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE) aponta para o aumento de insolvências familiares. Tendência que se mantém praticamente desde 2011.

A+ / A-

Mais de 80% das falências registadas até setembro de 2022 são de particulares. É o que revela um estudo da Universidade Nova de Lisboa e do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE).

De acordo com as conclusões preliminares da investigação, nos primeiros nove meses do ano passado foram declaradas mais de 5 mil e 161 insolvências de famílias, o correspondente a 80% do total.

João Pedro Pinto-Ferreira, da Nova School of Law, admite que, perante o atual cenário de subida dos juros a par com o aumento do custo de vida, a situação das famílias pode mesmo agravar-se.

“Tendo em conta que o principal motivo para a insolvência é o incumprimento dos créditos bancários e para-bancário é de esperar que os números se mantenham em proximidade ou que, talvez, venham a subir”, admite o investigador que lembra que as famílias em situação de insolvência têm aumentado, praticamente, nos últimos doze anos.

“Entre 2011 e 2017 subiu sempre a percentagem de pessoas singulares que recorreram à insolvência por comparação com as pessoas coletivas. Depois em 2018, 2019 e 2020 houve uma redução”, nota. “Em 2021 voltou a subir e, em 2022, os dados que temos em relação ao primeiro trimestre apontava para cerca de 80% e, agora, os dados do segundo semestre apontam para outro crescimento de 81,3%”, revela o coordenador do estudo conjunto da Nova School of Law e do ISCTE sobre insolvências familiares.

Segundo as conclusões iniciais do estudo, que pretende analisar os principais motivos para a apresentação à insolvência, são as famílias monoparentais e os desempregados de longa duração que estão entre os mais expostos à situação de insolubilidade.

João Pedro Pinto-Ferreira lembra, contudo, que muitos destes casos poderiam ser evitados. O problema, diz o investigador, é que “ o plano de insolvência é muito pouco utilizado” em Portugal.

“Trata-se do mecanismo previsto no âmbito do processo de insolvência que poderá permitir ao devedor chegar a acordo com os credores na reestruturação da sua divida, mas o que constatamos na nossa amostra de mil e três processos é que o plano de insolvência não foi utilizado em mais do que 20 casos”, revela.

“O objetivo da nossa análise consequente é perceber porquê? E o que se pode fazer para que este mecanismo de restruturação da divida possa ser mais usado”, remata.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+