Tempo
|
A+ / A-

Preços de gasolina e gasóleo voltam a subir esta semana

23 jan, 2023 - 06:16 • Pedro Valente Lima

Esta segunda-feira, a gasolina aumenta quatro cêntimos por litro, enquanto o gasóleo regista uma subida de dois cêntimos.

A+ / A-

Os preços dos combustíveis voltam a subir já esta segunda-feira. De acordo com o jornal Eco, o litro de gasolina vai ficar mais caro quatro cêntimos, enquanto o gasóleo subirá dois cêntimos.

Assim, quando for abastecer, deverá passar a pagar uma média de 1,712 euros por litro de gasolina simples 95 e 1,631 euros por litro de gasóleo simples, em função dos valores médios praticados nas bombas, divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).

Estes valores resultam, em parte, do fecho das cotações do petróleo. Na semana passada, os preços do brent, que servem de referência para o mercado europeu, registaram uma subida de 0,14%.

Já para esta semana espera-se um aumento de 1,5%, alcançando os 87,52 dólares por barril esta segunda-feira, de acordo com a Bloomberg. Outro fator a ter em conta é o comportamento do mercado cambial.

Regista-se, assim, nova subida, depois dos ligeiros aumentos no gasóleo e na gasolina no início da semana anterior, resultantes da variação nos preços do petróleo e dos produtos refinados nos mercados internacionais, além do crescimento da procura verificado na China e da desvalorização do dólar para um mínimo de nove meses.

Estes preços já têm em conta a revisão das medidas fiscais temporárias para ajudar a mitigar o aumento do preço dos combustíveis, que são atualizadas no início de cada mês.

O desconto do ISP está fixado em 1,2 cêntimos por litro de gasolina e em 1,3 cêntimos por litro de gasóleo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+