Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Portugal regista excedente de 1,2% no terceiro trimestre

23 jan, 2023 - 13:00 • Carla Fino , Olímpia Mairos , com Lusa

É o segundo maior excedente orçamental da zona euro, logo atrás da Irlanda. Segundo o centro de estatísticas europeu, o rácio défice/PIB aumentou quer na zona Euro quer na União Europeia, muito por causa da subida da despesa total.

A+ / A-

Portugal regista um excedente orçamental de 1,2% no terceiro trimestre de 2022, o segundo maior dos 27 Estados-membros da União Europeia, atrás da Irlanda com 3,1%.

Os dados são revelados esta segunda-feira pelo Eurostat e indicam que a zona Euro registou um défice das contas pública de 3,3% do Produto Interno Bruto e a União Europeia de 3,2%

Segundo o centro de estatísticas europeu, o rácio défice/PIB aumentou em ambas as zonas, muito por causa da subida da despesa total.

A maioria dos Estados-membros continuou a registar um défice orçamental, com destaque para a Roménia (-6,3%), a Hungria (-6,1%) e a Bélgica (-5,1%).

Seis dos Estados-membros para os quais há dados disponíveis apresentaram excedentes orçamentais, com destaque para a Irlanda (3,1%), Portugal (1,3%) e a Lituânia (1,0%).

As receitas e despesas totais continuaram a ser influenciadas pelas políticas governamentais em resposta à pandemia da Covid-19, mas em menor medida do que nos trimestres anteriores, de acordo com o boletim.

É ainda destacado que as medidas para mitigar o impacto do aumento dos preços da energia começaram a ter um impacto mais forte no saldo orçamental no terceiro trimestre de 2022.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+