Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

BCE vai aumentar taxas de juro em 50 pontos base em fevereiro e março

22 jan, 2023 - 14:53 • Pedro Valente Lima

Klaas Knot, membro do Conselho do Banco Central Europeu, salienta que o ritmo dos aumentos tem desacelerado, mas só deverá haver nova redução na segunda metade do ano.

A+ / A-

O Banco Central Europeu vai aumentar as taxas de juro em 50 pontos base, tanto em fevereiro, como em março, adianta Klaas Knot, membro do Conselho do BCE, de acordo com a Reuters.

Este domingo, o também governador do Banco Central dos Países Baixos, em entrevista à televisão holandesa WNL, confirmou que os aumentos nas taxas de juro "são para continuar em maio e em junho".

Numa outra entrevista ao jornali italiano La Stampa, também publicada este domingo, Knot salienta que o BCE tem desacelerado nos aumentos sucessivos das taxas de juro: "Reduzimos em dezembro de 75 para 50 pontos base e esse será o ritmo para várias reuniões".

"Em algum momento, claro, os riscos em torno da inflação estarão mais controlados."

No entanto, o governador do Banco Central holandês acautela que poderá ser "demasiado cedo" para prever que se volte a reduzir as subidas nas taxas de juro no próximo verão. "Haverá uma altura em que poderemos baixar de 50 para 25 pontos base, mas ainda estamos longe disso."

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+