Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Bruxelas prolonga travão no preço do gás até ao final do ano

20 jan, 2023 - 17:47 • Sandra Afonso

O Governo espanhol pediu um prolongamento do mecanismo até ao fim de 2024, mas a Comissão Europeia terá apenas cedido em prolongar até dezembro deste ano.

A+ / A-

A Comissão Europeia decidiu prolongar o travão no preço do gás até ao final do ano, a avança a Europa Press, que cita fontes diplomáticas.

O Governo espanhol queria mais, pediu um prolongamento do mecanismo até ao fim de 2024, mas o executivo comunitário terá apenas cedido em prolongar até dezembro deste ano.

Estava previsto que o mecanismo terminasse em maio, Portugal e Espanha ganham, assim, mais sete meses para aplicar a medida.

Em causa estão limites ao preço do gás natural, utilizado na produção de energia elétrica.

Os ministros do Ambiente de Portugal e Espanha apresentaram na quarta-feira, em Bruxelas, a proposta de prolongamento do mecanismo à Comissão Europeia.

Ninguém prestou declarações mas, em comunicado, o ministério de Duarte Cordeiro deu conta de um encontro “positivo”, depois desta “primeira reunião de trabalho para trocar impressões sobre a avaliação do mecanismo e a sua extensão”. “Agora, as equipas técnicas irão trabalhar para apresentar propostas num curto prazo”, referia a nota.

Portugal defende apenas a extensão do mecanismo até ao final do ano, nas mesmas condições. No entanto, Espanha queria muito mais. Segundo chegou a anunciar a Ministra espanhola da Transição Ecológica, Teresa Ribera, Madrid queria prolongar até final de 2024 o travão e alterar as condições.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+