Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Autoridade Bancária Europeia

UE nunca teve tantos banqueiros milionários. Em Portugal há seis

19 jan, 2023 - 13:57 • Redação

Alemanha é o país com mais banqueiros a receberem acima de 1 milhão de euros, indica relatório da Autoridade Bancária Europeia, referente a 2021.

A+ / A-

Em 2021 houve seis banqueiros portugueses a receber acima de 1 milhão de euros, indicam números da Autoridade Bancária Europeia (EBA, na sigla inglesa).

De acordo com um relatório divulgado esta quinta-feira, Portugal duplicou em 2021 o número de banqueiros que ganham mais de 1 milhão de euros, em relação ao ano anterior, tendo todos auferido entre 1 e 2 milhões de euros nesse ano.

Os seis integram um total de 1.957 banqueiros milionários nos 27 Estados-membros da UE, a par do Liechtenstein, Noruega e Islândia. O número corresponde a um recorde: nunca a EBA tinha registado tantos profissionais da banca milionários desde que iniciou esta contabilização em 2010.

O relatório não indica nomes, apenas dados que demonstram que é a Alemanha que concentra o maior número de banqueiros milionários, um total de 589, seguida de 371 em França e 351 em Itália.

Espanha não integra o top 3, mas foi lá que em 2021 um banqueiro recebeu 14 milhões de euros, em grande parte fruto de uma indemnização, como indica o Expresso. Ao todo, o país contabiliza 221 banqueiros milionários.

Portugal surge abaixo de países como a República Checa, com 9, e dos 8 da Polónia, mas acima da Roménia, que contabiliza cinco banqueiros a ganhar mais de 1 milhão de euros.

Do total europeu de quase 2 mil banqueiros milionários, a maioria (1.516) recebeu em 2021 entre 1 e 2 milhões de euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+