Tempo
|
A+ / A-

Tribunal de Contas avança com auditoria à TAP

17 jan, 2023 - 16:20 • Redação com Lusa

Informação foi avançada pelo próprio presidente do Tribunal de Contas, José Tavares.

A+ / A-

O presidente do Tribunal de Contas anunciou, esta terça-feira, que a instituição vai avançar com uma auditoria à TAP, após as notícias vindas a público sobre a companhia aérea.

"Temos também prevista uma auditoria à TAP", disse José Tavares, durante uma audição na Comissão de Orçamento e Finanças, no Parlamento, quando respondia à pergunta do deputado social-democrata Hugo Carneiro sobre se a instituição previa uma ação de auditoria à empresa.

Segundo o magistrado, perante polémicas, o Tribunal tende a manter-se à margem, mas "acompanha, vê, ouve e lê", estando prevista a ação no plano da instituição.

Em causa na polémica está a indemnização de meio milhão de euros paga à antiga secretária de Estado, Alexandra Reis, pela saída antecipada da TAP. Esta situação levou à demissão do ex-ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, e a uma remodelação no Governo.

A presidente executiva da TAP, Christine Ourmières-Widener, vai ao Parlamento na quarta-feira para dar explicações sobre a indemnização à antiga administradora Alexandra Reis, que foi também presidente da NAV.

Está ainda a decorrer uma auditoria da Inspeção-Geral das Finanças (IGF) sobre a polémica da TAP, que o ministro das Finanças, Fernando Medina, indicou esta terça-feira que será tornada pública quando concluída.


Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ze
    18 jan, 2023 aldeia 09:06
    Acordaram agora,já deveria ter sido feito á muito tempo,mas mais vale tarde que nunca.

Destaques V+