Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Trabalhadores da TAP exigem devolução dos 500 mil euros pagos a Alexandra Reis

12 jan, 2023 - 19:13 • Lusa

Para a Comissão de Trabalhadores, o dinheiro teria sido “mais bem empregue” para acelerar fim dos cortes salariais.

A+ / A-

A Comissão de Trabalhadores (CT) da TAP disse esta quinta-feira que os 500 mil euros de indemnização pagos a Alexandra Reis teriam sido “muito mais bem empregues” para antecipar o fim dos cortes salariais e exigiu a devolução do valor.

Num comunicado, a CT indicou criticou os “500 mil euros de imoralidade e falta de bom senso por parte dos decisores”, considerando que “foi isto que aconteceu com o pagamento daquele valor à administradora demissionária da TAP Alexandra Reis”.

“Como é que esta senhora que liderou os despedimentos, que tinha pleno conhecimento da deficitária situação financeira da empresa, e da aplicação de cortes salariais aos trabalhadores, teve a coragem e a sem vergonha de aceitar este pagamento”, questionou a CT, perguntando ainda “como é que a Administração da TAP, mais do que conhecedora da situação da empresa, se disponibilizou a fazer tal pagamento, e como é que o Governo acionista maioritário permite este tipo de práticas características dos grupos económicos privados”.

“Mesmo agora, depois da queda de secretários de Estado entre os quais a visada senhora e do ministro da tutela, o assunto não fica encerrado”, considera a CT, salientando que isso não acontecerá “enquanto não forem resolvidos os problemas da TAP e dos seus trabalhadores” e “enquanto a administração não assumir as consequências que resultaram da sua falta de bom senso”, recordando que se trata “de uma empresa intervencionada pelo Estado português, financiada por dinheiros públicos, sujeita a um plano de reestruturação que implicou o despedimento de milhares de trabalhadores e continua a implicar cortes salariais”.

“Assim, por mais explicações que sejam pedidas e dadas por mais investigações e inquéritos que sejam feitos nunca entenderemos este pagamento feito por uma parte, nem a sua aceitação pela outra parte”, salientou a CT.

A entidade realçou depois que “estes 500 mil euros teriam sido muito mais bem empregues se tivessem sido utilizados para, por exemplo, antecipar o fim dos cortes salariais”.

A CT exigiu por fim que “os problemas dos trabalhadores da TAP sejam resolvidos com a reintegração dos trabalhadores despedidos” com “a reposição dos direitos cortados e o fim do ataque à contratação coletiva” bem como “a devolução dos 500 mil euros, com a assunção por parte da Administração da TAP de todas as consequências advindas desta triste decisão”.

“Também é urgente travar o caminho de destruição da TAP levado a cabo pela Administração com vista à privatização, o que implicará a perda de soberania e de uma empresa estratégica para o desenvolvimento do país, com as inevitáveis consequências negativas para os trabalhadores”, rematou.

A presidente executiva da TAP vai ser ouvida no parlamento na próxima quarta-feira, na sequência do requerimento potestativo (de caráter obrigatório) apresentado pelo Chega, para dar explicações sobre a indemnização paga à antiga secretária de Estado.

Na quarta-feira, num debate parlamentar, o primeiro-ministro considerou que a ex-secretária de Estado do Tesouro Alexandra Reis violou o estatuto do gestor público quando foi nomeada para a Navegação Aérea de Portugal (NAV) e não devolveu parte da indemnização que tinha recebido da TAP.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+